Director: Marcelo Mosse

Actualizado de Segunda a Sexta

BCI
terça-feira, 15 outubro 2024 14:07

Carta aberta à Comissão Política da Frelimo!

Escrito por

“O voto em branco significa que o eleitor opta por não votar em nenhum candidato. Para fazer isso, ele aperta a tecla “branco” na urna electrónica e depois confirma. Na época da votação em papel, esse tipo de voto era contado quando o eleitor não preenchia a opção na cédula”

Fonte: Agência Senado

“A Frelimo, por ser o partido no poder desde a independência nacional, deve assumir tudo o que se passa em Moçambique, seja de bom ou de mau. Nas recentes eleições gerais de 09 de Outubro, o Manifesto da Frelimo e os Manifestos da Oposição eram uma espécie de “copy and paste”. Será que a Frelimo não podia ter apresentado algo mais ousado, sobretudo, que representasse ruptura entre o que foi até aqui feito mal, de modo a dar esperança à juventude, mulheres e crianças deste país? A fase eleitoral está no fim e a Frelimo deve, na minha opinião, reunir urgentemente, para colocar a sua agenda em dia, sem improvisos, sem cantar vitórias porque, apesar da vitória eleitoral, no plano social e económico, a Frelimo está longe da vitória.”

AB

Eu, Adelino Buque, redijo esta carta aberta à Comissão Política da Frelimo, para saber deste órgão qual é o seu nível de satisfação com os resultados eleitorais? Não coloco em causa a vitória da Frelimo, apenas peço a vossa avaliação, como órgão que dirige o partido no intervalo das Sessões do Comité Central.

Em segundo lugar, é notável alguma disparidade entre os votos do candidato da Frelimo e do partido. Na vossa avaliação, a que se deve esta oscilação, em que por vezes é o partido que está a frente, noutros casos é o candidato que assume a dianteira? Haverá uma explicação para este fenómeno? Não que os votos devessem manter-se com números iguais, mas as diferenças são notáveis. Será por causa da velha história de “candidato sim, Frelimo não”? Ou a indicação tardia do candidato da Frelimo pode ter tido implicações nestes resultados?

A propósito da indicação tardia do candidato da Frelimo, a campanha de Daniel Chapo é considerada de luxo, com recurso a helicóptero, aviões e carros. Não há dúvidas que, independentemente da resposta que for dada, em grande parte, o candidato da Frelimo, para conseguir percorrer o país inteiro, tinha de usar estes recursos, caso contrário, não conseguiria fazer passar a mensagem. A minha questão é: a Comissão Política da Frelimo sente-se orgulhosa com esta impressão da campanha luxuosa, numa sociedade onde falta um pouco de tudo?

Votos em branco e votos nulos!

Qual é a interpretação que a Comissão Política da Frelimo faz do elevado número de votos em branco e nulos, sobretudo os votos em branco porque em relação aos nulos a interpretação pode ser encontrada de várias leituras, incluindo na literacia eleitoral, ou seja, como votar. Do contrário, o voto em branco significa “não voto em si, mas também não dou o meu voto aos outros”. Que análise faz a Comissão Política da Frelimo sobre este fenómeno.

Que fique claro, esta carta não é dirigida à Renamo e nem ao MDM que são partidos com assento parlamentar, mas sim à Frelimo porque, como partido no poder, compete a si analisar os diferentes fenómenos que ocorrem na sociedade, sobretudo, quando esses fenómenos podem ser penalizadores para a democracia em forja.

Não me irei alongar muito, nesta carta aberta à Comissão Política da Frelimo, espero que a porta-voz não venha dizer para deixar o partido trabalhar sem pressão, que vocês têm o vosso plano de trabalho e seguem com rigor, pois se tal fosse o caso, não teria passado por aquela Sessão Extraordinária que, se supunha de algumas horas, mas que durou três dias para se ter o candidato. Por favor, interpretem os fenómenos sociais se querem continuar a governar. Façam leituras de forma fria e objectiva, não olhem exclusivamente ao que vos interessa. Obrigado!

Sir Motors

Ler 24 vezes