Director: Marcelo Mosse

Maputo -

Actualizado de Segunda a Sexta

quarta-feira, 25 janeiro 2017 14:19

Projectos de Investigação

Cartamz.com é um projecto de jornalismo investigativo virado para o interesse público.
A investigação jornalística é uma disciplina que acarreta custos elevados de tempo e dinheiro. Isso não nos inibiu de avançar através de uma iniciativa privada. Mais fácil seria juntar 9 pessoas e criar uma associação, uma organização não governamental, para produzir com base em subvenções dos doadores, criando uma relação de dependência desses fundos para funcionar. Essa é uma via seguida por organizações como o The Intercep ou o Center For Public Integrity americano, cujo nome inspirou o do nosso CIP.

Decidimos que o modelo de ONGs para jornalismo investigativo é menos desafiante, não liberta a iniciativa, não insufla sangue quente nas veias do empreendedorismo. Optamos por uma ventura privada, ao bom estilo do Daily Maverik, na RAS. Assentamos num modelo de negócios que se monetiza no “display advertisement” e no “branded content”. Acreditamos que, por esta via, podemos obter uma receita mínima que permita manter a operação e pagar salários decentes aos colaboradores.
Mas, como dissemos, fazer investigação exige muitos recursos.

Nesta perspectiva, estamos abertos a receber subvenções de doadores, sejam elas entidades colectivas ou privadas nacionais ou mesmo embaixadas e fundações estrangeiras. Estes serão fundos complementares. Não dependeremos deles para funcionar e, por isso, nossa independência se manterá intacta. Fundos de eventuais doadores poderão ser usados para ajudar nos custos operacionais da Carta de Moçambique. Aceitaremos doações amarradas a projectos de investigação sobre temáticas específicas (como a defesa da conservação ou a corrupção no sector florestal), acordadas previamente com a direção, ou parcerias que tenham por objectivo ajudar na formação de jovens jornalistas que pretendam abraçar a investigação, aprendendo fazendo.

O Dayly Maverick e o Mail and Guardian recebem subvenções de doadores, apesar de serem organizações privadas. Com base nesses fundos, elas melhoraram a qualidade de seu jornalismo. Em Moçambique, o “mindset” vigente preconiza que doações devem ir para as organizações “non-profit”. Mas fazer jornalismo investigativo tem mais de interesse público que de geração de lucro. Compreender isso vai levar o seu tempo. Seja como for, a ideia de Projectos de Investigação resume-se em manifestar nossa disponibilidade para receber apoios destinados à melhoria das nossas capacidades técnicas e aquisição de equipamento sofisticado.

Sir Motors

Ler 75631 vezes