O processo de libertação nacional e o pós-independência permitiram que moçambicanos de várias regiões buscassem novas oportunidades de vida, alguns devido a circunstâncias obrigatórias e outros por motivos profissionais. A reestruturação estatal levou muitos militares macondes e não só a se deslocarem em massa para Maputo, onde estabeleceram residência e formaram famílias. Algo profundo com eles veio - a identidade cultural.
Desde que se fixaram por aqui, os ritos de iniciação e as manifestações culturais do povo maconde sempre estiveram presentes. Uma área específica tornou-se a catedral deles - a capela da zona militar e as casas à sua volta. Esse local não se tornou apenas um centro de encontro para os macondes, mas também um ponto de convergência para todos os moçambicanos.
O espaço não está em condições e sequer um dia mereceu algo que pudesse incentivar a prática e a preservação da identidade cultural. Maltratados, mas resilientes, jovens descendentes e naturais de Cabo Delgado ainda mantêm viva e firme a prática de mapiko, n’goma, nkamango, likumbis e demais manifestações.
Apesar de não estar em condições ideais, esse espaço, especialmente próximo à capela, deve ser reconhecido como uma reserva cultural urbana de importância internacional. Deveria ser um local dedicado à preservação da história e das tradições macondes que por ali se enraizaram.
Infelizmente, a zona militar é subutilizada e merece uma reestruturação. Poderia se transformar num ponto turístico de destaque na cidade, semelhante à Mafalala, mas com um toque sofisticado, oferecendo hospedagem, restaurantes e eventos culturais regulares.
Precisamos de uma visão que reconheça e promova as manifestações culturais já presentes no local. Turistas nacionais e internacionais têm interesse em testemunhar a arte e aprender mais sobre a cultura maconde e não só.
Que a vontade de transformar em condomínios de luxo aquela zona não mate o traço único dos macondes, que carregaram consigo do planalto e, hoje, exaltam na capital de todos nós.
O processo de libertação nacional e o pós-independência permitiram que moçambicanos de várias regiões buscassem novas oportunidades de vida, alguns devido a circunstâncias obrigatórias e outros por motivos profissionais. A reestruturação estatal levou muitos militares macondes e não só a se deslocarem em massa para Maputo, onde estabeleceram residência e formaram famílias. Algo profundo com eles veio - a identidade cultural.
Desde que se fixaram por aqui, os ritos de iniciação e as manifestações culturais do povo maconde sempre estiveram presentes. Uma área específica tornou-se a catedral deles - a capela da zona militar e as casas à sua volta. Esse local não se tornou apenas um centro de encontro para os macondes, mas também um ponto de convergência para todos os moçambicanos.
O espaço não está em condições e sequer um dia mereceu algo que pudesse incentivar a prática e a preservação da identidade cultural. Maltratados, mas resilientes, jovens descendentes e naturais de Cabo Delgado ainda mantêm viva e firme a prática de mapiko, n’goma, nkamango, likumbis e demais manifestações.
Apesar de não estar em condições ideais, esse espaço, especialmente próximo à capela, deve ser reconhecido como uma reserva cultural urbana de importância internacional. Deveria ser um local dedicado à preservação da história e das tradições macondes que por ali se enraizaram.
Infelizmente, a zona militar é subutilizada e merece uma reestruturação. Poderia se transformar num ponto turístico de destaque na cidade, semelhante à Mafalala, mas com um toque sofisticado, oferecendo hospedagem, restaurantes e eventos culturais regulares.
Precisamos de uma visão que reconheça e promova as manifestações culturais já presentes no local. Turistas nacionais e internacionais têm interesse em testemunhar a arte e aprender mais sobre a cultura maconde e não só.
Que a vontade de transformar em condomínios de luxo aquela zona não mate o traço único dos macondes, que carregaram consigo do planalto e, hoje, exaltam na capital de todos nós.
“O Cidadão Armando Emílio Guebuza e a Cidadã Maria da Luz Dai Guebuza não passam por momentos de muita felicidade, em suas vidas privadas! Lembre-se que a filha, Valentina Guebuza, foi barbaramente assassinada e o filho, neste momento, encontra-se enclausurado devido às famosas “dívidas não declaradas”. Contudo, porque Armando e Maria não se conheceram num passeio de praia ou de lazer, são pessoas que se conheceram no sofrimento, com a celebração dos 50 anos de casamento, vulgo “BODAS DE OURO”, mostram-nos que na vida existem momentos de felicidade e de tristeza, mas o mais importante é saber viver e conviver com tudo, porque a vida continua. Obrigado Armando Emílio Guebuza! Obrigado Maria da Luz Dai Guebuza, por mais esta lição de vida.”
AB
“A única coisa de que me lembro vivamente é de um acidente que tive. Estava fazendo um carrinho de criança. Para fazer as rodas utilizava caniço e era preciso cortá-lo com a faca para fazer o encaixe. E então, saiu-me este dedo aqui. Fiquei marcado para toda a minha vida.”
Armando Guebuza, In 69 anos, 1943 – 2012.
Não fui convidado, na celebração dos 50 anos do casamento entre Armando Emílio Guebuza e Maria da Luz Dai Guebuza, mas assisti parte da cerimónia, através das redes sociais, que desde as primeiras horas foram divulgando o evento ao pormenor, tornando-o mais popular do que se podia imaginar. A força das redes sociais, hoje, é superior a qualquer canal televisivo e as redacções de órgãos de comunicação, quer públicas ou privados, devem ter consciência disso.
Aquilo que para certos círculos poderia se considerar sem relevância nacional ou pública, tornou-se o assunto de suma importância, na minha opinião, por duas razões, a saber:
1) Armando Guebuza, para além de funções recentes de Chefe do Estado, desempenhou funções relevantes desde 1963. Sim, em 1963, quando decidiu aderir à FRELIMO em pleno Lourenço Marques e, nessa altura, já era uma pessoa a ter em conta, no âmbito do associativo estudantil;
2) Armando Emílio Guebuza é um exemplo no que diz respeito à solidariedade matrimonial, quer como Presidente da República e, sobretudo, como cidadão, mostrou, publicamente, o comprometimento familiar, estando sempre ao lado da sua amada esposa. O caro leitor pode questionar sobre a educação dos filhos, mas isso pode ser a consequência da entrega à causa do povo, do empenho nas tarefas político-partidárias e do Estado Moçambicano que, como se pode ver, ocuparam Armando Guebuza, pela vida inteira. Veja abaixo.
As tarefas aqui elencadas referem-se, tão somente, ao período do Governo de Transição e no Pós-independência. Mas, na verdade, Armando Guebuza, como referi atrás, vem se ocupando de causas de todos nós, desde a tenra idade. Das pesquisas que fiz sobre Armando Emílio Guebuza, por exemplo, fiquei a saber que começa a fumar na Cadeia Civil de Lourenço Marques, para onde fora preso, enquanto estudante e deixa de fumar nos anos 1967, devido à pressão de activistas anti-tabagistas. Entretanto, retoma o consumo do tabaco nos anos 1980, aquando da independência do Zimbabwe, passando do cigarro para o Charuto e do Charuto para o Cachimbo. Muito interessante esta constatação para mim, porque mostra, de forma clara e objectiva, que mesmo aquilo que aos olhos do mundo parecia vício de um jovem como outros, não é bem assim!
Falar de Armando Emílio Guebuza, é falar de um cidadão comprometido com a causa nacional, quiçá, com causas do mundo. Armando Guebuza é um cidadão cuja presença não deixa ninguém indiferente, seja porque se simpatiza com ele ou porque se trata de alguém com quem não se tem nenhum prazer de cruzar na rua. Mas, para todos os efeitos, provoca a sensação de presença de alguém, a quem se deve respeitar ou simplesmente odiar. Essa é, na minha opinião, a personalidade de Armando Emílio Guebuza. A nível pessoal, não tenho muito a dizer, mas a forma como se apresenta publicamente, com a sua esposa Maria da Luz Dai Guebuza, faz de Armando Guebuza um homem de quem nos devemos inspirar.
Acredito que existam muitas pessoas anónimas, como o casal Guebuza, contudo, no que diz respeito a figuras públicas, sobretudo, figuras políticas, Armando Emílio Guebuza e Maria da Luz Dai Guebuza são um caso particular, um caso a parte! Isto, claro, na minha opinião pessoal, por isso, dedico-lhes esta reflexão, uma reflexão por ocasião dos seus 50 anos de casados e devo dizer, aqui e agora, que esta reflexão surge, ou melhor, a ideia de uma reflexão surge depois de ver a abertura de sala por ocasião do casamento ou das bodas de Ouro. Uma música bem sugestiva, uma música que revela a essência de Armando Emílio Guebuza, um Pan-africanista!
“Talvez sejamos o único continente que partilha tantas cores nas bandeiras nacionais onde predomina o verde, amarelo, azul, preto, branco, que procuram expressar, de forma gráfica, o nosso património material e imaterial, bem como o orgulho que sentimos de sermos africanos, donos dos nossos recursos e o reconhecimento de quão custou a nossa liberdade e o nosso apego à paz e à unidade”.
“Retribuindo a solidariedade que recebemos, acolhemos nas nossas Zonas Libertadas, em Moçambique, neste processo de Luta de Libertação, ainda como Movimento de Libertação, outros nacionalistas que connosco vinham aprimorar os fundamentos da guerra de guerrilha. Depois de hastear a nossa bandeira multicolor, acolhemos igualmente os movimentos de libertação e cidadãos perseguidos por se oporem aos regimes ditatoriais nos seus países”,
In Armando Guebuza, Adis Abeba, por ocasião dos 50 anos do Pan-Africanismo e Renascimento de África.
O Cidadão Armando Emílio Guebuza e a Cidadã Maria da Luz Dai Guebuza não passam por momento de felicidade social, lembremo-nos que têm o filho preso e ainda choram a morte da filha, mas sendo uma família criada e temperada no sofrimento, não quiseram deixar este marco histórico, ou seja, os 50 anos de casamento passarem em claro, mostrando as famílias moçambicanas que na vida há de tudo, o importante é saber viver e conviver com isso. Mais uma vez, motivo de evocar e homenagear este casal que se conheceu nas matas de luta de libertação nacional de Moçambique e, apesar de estarem em nova fase, continuam juntos e firmes, vieram, publicamente, renovar o matrimónio. Obrigado família Guebuza, por este gesto humano!
Adelino Buque
Mas o que retornou ao pó de onde veio é a minha carne, não sou eu. Eu continuo viva em espírito, levitando nos mesmos palcos que fizeram de mim a parte pequena da luz do universo. Estou nesses escaparates em silêncio, sem dizer nada, mantendo porém o entusiasmo e a euforia dos tempos em que, como uma das pétalas do Eyuphuru, esvoaçava com alegria, usando a minha voz de passarinha matinal. Não me canso de agradecer aos briosos rapazes macuas que me encontraram na rua sem direcção e disseram, Zena, venha connosco!
Vivi os momentos mais felizes da minha vida, amalgamada numa banda alimentada por búzios de Muhipiti, parecia eu o motor, mas não, o motor era o próprio Eyuphuru, então esses rapazes eram a minha catapulta, sem eles jamais seria alguma coisa.
Recordo-me ainda das actuações inolvidáveis que fizemos no Mundo, com batuques e violas acústicas, aplaudidos sem parar pelas massas populares que vinham até nós, de vários cantos, atraídos pela nossa perfomance e pela voz do Gimo e da minha também. O Eyuphuru colocava-me como a estrela deles, são eles que me davam a luz, como o sol que faz isso à lua. Na verdade a luz que acendia em mim não era minha.
Hoje estou aqui de novo para agradecer ao Eyuphuru, não me canso, é por isso que sou feliz. Quando eles vão aos palcos, agora que sou uma galaxina, vou também e fico em silêncio ouvindo tudo e no fim do espectáculo recuso-me a ir com eles aos camarins, desço ao chão da plateia onde me junto ao mar de gente e ovaciono juntamente com aqueles que sempre nos aplaudiram. E como tenho esta possibilidade, aclamo também o Gimo Remane lá longe.
Sou eu, a vossa paixão, que um dia teve o privilégio de ser um poço elegido, ao mesmo tempo uma passarinha, como é bom! Afinal o meu corpo não passava de uma carcaça onde minha alma morava! Mas passei toda a vida cuidando dessa carne agora putrefatacta e tornada banquete dos vermes, com banhos diários e perfumes e batons e cremes, para que houvesse nela o brilho. Porém isso não me entristece, sem o corpo que me acolhia, não teria sido conhecida por vós.
Agora estou aqui em cima ouvindo música sem fim, e cantando também em coros transcendentais no seio dos meus antepassados e dos anjos anunciados. Os movimentos que aqui se fazem são comandados pelas harpas e cítaras e solfejos. E tudo isso faz-me lembrar os tempos áureos do Eyuphuru, é por isso que vim hoje para dizer Ochukuru!
Quando do Julgamento do “Caso Carlos Cardoso” o juiz da causa (Augusto Paulino) apreendeu o Bloco de Notas de um declarante (o inspector António Frangoulis). Este sempre recorria ao bloco de notas – do tempo em que era responsável pela investigação da morte do jornalista Carlos Cardoso - para responder com alguma precisão a uma e outra pergunta do juiz.
Um outro, e já agora, famoso Bloco de Notas é o do Ricardo Salgado, o então presidente do defunto Banco Espírito Santos (BES) de Portugal. Em um dos casos em que ele é acusado, e que responde em tribunal, o grosso da matéria investigada foi baseada no seu Bloco de Notas.
Pelo mundo fora existem muitos e bons exemplos da utilidade do Blocos de Notas que não sejam apenas os do caso do campo da Justiça. Por exemplo, os casos de livros de memórias de grandes estadistas que muitas vezes têm no Bloco de Notas a sua principal fonte de informação.
Tenho fascínio para esta última utilidade pública do Bloco de Notas. Nesta senda, tenho pensando em endógenos Blocos de Notas – e de figuras públicas nacionais de responsabilidades acrescidas - que já deviam ter vindo a terreio em jeito de livros ou, no mínimo, que sejam disponibilizados para serem consultados por outros para esse efeito.
Deixar que o Bloco de Notas destas figuras públicas nacionais fiquem em silêncio e a mercê de apetites de roedores é um atentado ao património nacional. Devia merecer um artigo em código jurídico apropriado, a menos que se recorra ao dispositivo que deteve o Bloco de Notas do inspector António Frangoulis, acrescentado uma alínea: a de apreensão para efeitos académicos e literários.
Nando Menete publica às segundas-feiras
Já ninguém pergunta, “quem é aquele velho de cabelos de prata?” Ele próprio, o Chico, descomplexou-se. Também já não pergunta,”onde é que fica o mercado?”. Conhece tudo isto de ponta a ponta, de olhos fechados. Caminha pelas ruas pacatas da cidade, e em cada aurora vai ganhando novo sangue, recusa-se a ser “viente”. Saúda as pessoas em bitonga, língua que nunca antes sonhara, nem os seus antepassados. E para decifrar todas as parábolas, agora vocaliza em tom baixo, aos poucos amigos, dizendo que a sua vontade é ficar nesta terra. Para sempre.
Já foi enfeitiçado pelo silêncio da poesia das mulheres que o olham de esguelha, pelo sossego. Volta e meia vai, depois torna a voltar, como as águas do mar que enchem e vazam num ciclo sem fim. Mas a “Terra da boa gente”, lugar escolhido pelo “Estúdio Bom dia” para a comemoração do 25 de Setembro, dia das Forças Armadas de Moçambique (FADM), parece ser o último albergue do autor de “Sineta”, um tema musical suave e profundo, criado para ostracizar o mau agoiro e exaltar o amor e a fidelidade. É por isso que Chico não sai daqui, estará cá novamente, como o sol que não se cansa de nascer, mesmo que os poentes se multipliquem.
Desta vez não vem sòzinho. O “Estúdio Bom dia”, que tem na testa o Roland Mudungaze, enloqueceu. Traz uma panóplia de grandes músicos que virão juntar-se aos de Inhambane e fazerem uma festa imprevisível em termos de emoções. Tudo indica que haverá um derramento. Do próprio coração. Há uma grande espectativa, até porque reside neste movimento o desconhecido. Há bandas e músicos que os manhambanas nunca ouviram cantar, nem nunca viram tocar, então será uma oportunidade para outras experiências.
Inhambane tem sede permanente destes eventos, e ainda bem que o Centro Cultural Machavenga, escancarado para um lago com esse nome (Machavenga), existe. Como forma de dar oportunidade a outras sensibilidades, é uma maneira nova que surge. Ou seja, a criação deste lugar projectado por Filimone Mabjaia, vem desmentir que o turismo na cidade de Inhambane sejam só as praias. Por isso a lagoa de Machavenga tem esse condão. De cantamorfosear..
Chico António anda em Inhambane há aproximadamente dois anos. Chegou a estas terras em cumprimento de um projecto que está sendo seguido sem pressa, quer dizer, ele está nos estúdios “Bom dia” para gravar um disco que irá sair a seu devido tempo, quando estiver maduro. É assim que, desde o primeiro dia, tem feito um Up and down (Maputo-Inhambane, Inhambane-Maputo), num processo que vai entranhando os temperos do CD, sob direcção de Roland Mudungaze, um austríaco com tendências profundas de rock-blues, mas que as circunstâncias da vida e da música, levaram-no a trabalhar noutras coisas. E tem feito isso com pragmatisco.
É isso: Chico António tem sempre uma luz fora do túnel, para que todos amanheçam, é por isso que jamais desvaneceu. Desde que entrou para a estrada, nunca parou de andar. “Tenho tropeçado muitas vezes, mas não aceito ser vencido, embora venha perdendo muitas batalhas. E para te mostrar a minha fé e teimosia, estou aqui de novo, para celebrar o 25 de Sertembro com os manhambanas. Isso significa que estou vivo”. E essa vitalidade repetiu-se na homenagem ao Guita Jr e Momed Cadir. No Centro Cultural Machavenga.
É isso: Chico António é rede de emalhar, que se move com propulsão própria!