Director: Marcelo Mosse

Maputo -

Actualizado de Segunda a Sexta

6 de May, 2025

Cobranças coercivas causam engarrafamento na portagem de Maputo

Escrito por

As cobranças coercivas na portagem de Maputo provocaram esta segunda-feira (05) um enorme congestionamento, afectando sobremaneira os transportadores e os utentes que pretendiam chegar aos seus destinos.

Em declarações à “Carta”, os automobilistas relataram que o congestionamento foi provocado pelas cobranças da taxa de portagem, uma vez que os veículos que se dirigiam à cidade da Matola apenas dispunham de duas cancelas.

No local, mais de 10 agentes da Polícia da Unidade de Intervenção Rápida (UIR) foram destacados para impedir qualquer acto de negligência ou de prevaricação por parte dos automobilistas.

“Logo nas primeiras horas desta segunda-feira, fomos surpreendidos com uma fila enorme de carros. Para quem saía da cidade de Maputo em direcção à Matola, o congestionamento começava na Maquinag até à portagem de Maputo. Já no sentido contrário, o engarrafamento partia da Shoprite da Matola até à portagem de Maputo”, queixou-se um dos motoristas da rota Matola – Baixa da cidade de Maputo.

Devido ao congestionamento verificado na portagem de Maputo, vários automobilistas decidiram mudar de rota, provocando novo congestionamento na via do Jardim, onde os carros permaneceram mais de uma hora imobilizados.

Importa destacar que, devido às cobranças coercivas impostas na portagem de Maputo, um segurança foi gravemente atropelado por um transportador semi-colectivo na última sexta-feira, 2 de Maio.

De acordo com um vídeo que circula nas redes sociais, o segurança cuja identidade ainda não foi divulgada encontrava-se a movimentar manualmente uma das barreiras da portagem para impedir que os automobilistas passassem sem pagar a taxa. No mesmo instante, as imagens mostram um motorista de “chapa-cem” a circular em alta velocidade, ignorando a acção do segurança, acabando por atropela-lo e projectando-o para a frente. Até ao momento, não se sabe se a vítima sobreviveu.

Sir Motors

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *