Director: Marcelo Mosse

Maputo -

Actualizado de Segunda a Sexta

10 de Abril, 2025

Júlio Jane, “gestor-mor” das FDS, novo líder das Forças Armadas

Escrito por

Júlio Dos Santos Jane, novo General do Exército, é o homem escolhido por Daniel Francisco Chapo para liderar as Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), após exonerar o Almirante Joaquim Rivas Mangrasse do cargo de Chefe do Estado-Maior-General das FADM, que vinha exercendo desde Março de 2021, em substituição de Eugénio Mussa, que perdeu a vida três semanas após assumir aquele posto.

A escolha de Júlio Jane para liderar as FADM foi comunicada esta quinta-feira pelo Gabinete de Imprensa da Presidência da República. Jane estava na reserva desde Maio de 2022, após ser exonerado do cargo de Director-Geral do Serviço de Informações e Segurança do Estado (SISE).

Júlio Jane deverá ser o primeiro homem a liderar as três principais forças moçambicanas: a Polícia, as FADM e o SISE. Entre 2016 e 2022, o novo Chefe do Estado-Maior-General das FADM liderou a Polícia e o SISE, tendo sido resgatado para liderar as FADM.

Em 2016, Júlio Jane era Comandante do Serviço Cívico de Moçambique, uma unidade das FADM, quando foi nomeado para substituir Jorge Khalau, do comando da PRM (Polícia da República de Moçambique).

Na Polícia, Jane ficou 19 meses, até que, em Outubro de 2017, foi indicado para substituir Lagos Lidimo, na direcção-geral do SISE, cargo que ocupou por quatro anos e sete meses. Desde Maio de 2022 que estava na reserva, porém, foi matéria noticiosa, em 2023, quando foi chamado pelas autoridades para ser ouvido no âmbito de uma investigação sobre um alegado desvio de dinheiro no SISE. O caso não teve desenvolvimentos.

Sir Motors