O sistema informático do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) voltou a estar plenamente operacional, desde domingo (21), permitindo o restabelecimento de todos os serviços da instituição.
De acordo com um comunicado enviado à “Carta”, com a normalização do sistema, o INSS retomou o pagamento de diversas prestações e benefícios. Os contribuintes e trabalhadores por conta própria já podem igualmente efectuar a declaração das contribuições através do SISSMO e proceder ao pagamento das respectivas guias por meio das modalidades disponibilizadas pelos bancos comerciais.
Recorde-se que a instabilidade no sistema informático teve início no passado dia 15 de Junho, afectando o funcionamento regular dos serviços e provocando, entre outras consequências, um ligeiro atraso no pagamento das pensões referentes ao mês em curso.
Ainda assim, o INSS assegura que, recorrendo a mecanismos alternativos, conseguiu efectuar o pagamento a todos os 146.128 pensionistas abrangidos.
A instituição reiterou que o pagamento das pensões continua a decorrer entre os dias 15 e 30 de cada mês.
Por fim, o INSS agradeceu a colaboração e compreensão dos utentes, incluindo contribuintes, beneficiários e pensionistas, durante o período de indisponibilidade do sistema, reafirmando o seu compromisso com a melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados.




