O Município de Maputo condenou a agressão ao motorista e danos a viatura que transportava corpos para o cemitério de Michafutene, após ser interpelado por populares a caminho do local.
A reacção da edilidade surgiu após a circulação de um vídeo nas redes sociais, que mostrava vários corpos sendo transportados para o Cemitério de Michafutene.
Um dos corpos teria chocado a população por apresentar uma sutura que se estendia do pescoço até a barriga.
Num documento emitido esta quarta-feira (05), o município afirma que a população expôs os corpos de maneira desrespeitosa e provocou danos à viatura.
“A intervenção da polícia foi fundamental para garantir que o veículo chegasse ao destino final, permitindo a remoção segura dos corpos. Este incidente levanta questões graves sobre o respeito à dignidade humana, a degradação dos valores morais e a necessidade de diálogo para evitar tais situações no futuro”, lê-se na nota.
O Município de Maputo apela à comunidade para que respeite os mortos, tratando-os com honra, independentemente das circunstâncias, além de proteger os profissionais da saúde e dos serviços fúnebres que prestam serviços essenciais.
A administração municipal esclarece que o ocorrido nesta quarta-feira reforça a urgência do diálogo para a construção de uma sociedade mais justa e respeitosa, livre da violência.
Vale destacar que este incidente ocorreu poucas horas após a caravana de Venâncio Mondlane ter sido atacada na zona de Hulene Expresso, onde várias pessoas ficaram feridas. (Carta)