Director: Marcelo Mosse

BCI
sexta-feira, 29 maio 2020 11:58

COMUNICADO DE IMPRENSA

EVENTO: Reflexão Nacional “Moçambique pós 2020 - Os Desafios da Mulher e Segurança em Tempo de Mudança”

DATA: 01 à 05 de Junho

HORA: 16 às 19 horas

LOCAL: ZOOM Meeting com live streaming para facebook e youtube

LINK DE INSCRIÇÃO: https://is.gd/mkpvRW

FACEBOOK: Mulheres Jovens Líderes de Moçambique

YOUTUBE: Mulheres Jovens Lideres

PARTICIPANTES: Cidadãos no geral com foco para mulheres

A Rede de Mulheres Jovens e Líderes Moçambicanas, uma iniciativa de mulheres ávidas em criar espaços seguros de união, sororidade, suporte e visibilidade às acções das mulheres jovens, realiza a Reflexão Nacional Moçambique Pós 2020: os Desafios da Mulher e Segurança em Tempos de Mudança, por via do Zoom com live streaming no Facebook e youtube entre os dias 01 a 05 de Junho de 2020.

Moçambique atravessa uma desafiadora emergência sanitária e militar de duas faces. Por um lado, à escala nacional, a emergência sanitária devido à eclosão mundial do COVID19 e, por outro, ao nível da zona Centro e Norte, conflitos militares e ataques de proporções terroristas, vitimizando à mulher e criança. É essencialmente uma emergência com consequências políticas, económicas, sociais e tecnológicas sem precedentes. Em qualquer um destes domínios, é evidente como estas consequências impactam de forma diferenciada à mulheres e homens em decorrência das relações de poder desigual.

É assim que, esta reflexão visa promover o engajamento efectivo e concertado de Mulheres e Raparigas na Paz, Segurança e Recuperação em Moçambique através da elevação do seu papel na tomada de decisão e do seu envolvimento nos esforços de prevenção e resolução da insegurança e emergência nacional, pelo que culminará com a produção de uma proposta para a inclusão do olhar de género e da voz das mulheres jovens no debate nacional.

Importa recordar que, apesar de em Setembro de 2014, uma resolução do Conselho de Segurança da ONU ter declarado um problema de saúde pública (a crise do Ébola) "ameaça à paz e segurança internacionais”, seis anos depois continua visível a ainda fraca inclusão das mulheres quer na resposta contextualizada à COVID19 quer na negociação e resolução de conflitos militares, em contradição a Resolução 1325 das Nações Unidas que recomenda a promoção da igualdade de género em todas as fases dos processos de construção da paz e da promoção da segurança.

Do encontro virtual, dividido em painéis distintos de debate liderados por mulheres líderes de todas as províncias do país, espera-se a participação de mulheres e homens, jovens, adultos e idosos, dentre eles pessoas com deficiência, activistas, estudantes, profissionais de saúde, cientistas, investigadores, religiosos, académicos, empreendedores, empresários, agricultores, desportistas, artistas, decisores e jornalistas, incluindo das Organizações Governamentais e não- governamentais. Haverá igualmente linhas de participação por intermédio do Facebook live e pelo Youtube.

PROGRAMA (a identidade das Keynote Speakers por sessão será revelado ao longo da semana)

Tema (sessões iniciam com música/poesia live)

01-06-

19:00

COVID19 e Violência Domestica: Da violência entre quatro paredes ao papel dos múltiplos actores na construção de espaços seguros.

Representante do Conselho Autárquico de Chimoio

Atija Pililão – Vereadora de Saúde do Conselho Autárquico da Beira Sílvia Soares – Primeira-Dama do Conselho Autárquico de Quelimane

Berta Nazareth – Coordenadora de VBG na Associação Cultural Horizonte Azul (ASCHA)

Moderadora: Olga Loforte – Coordenadora da OPHENTA – Associação Moçambicana de Mulheres e Apoio à Rapariga (Nampula)

02-06-

19:00

O Papel da Educação e da Saúde hoje e no pós 2020: Direitos Humanos em Risco?

Oradoras:

Ana Nhampule - Presidente do Conselho Nacional de Avaliação de Qualidade do Ensino Superior (CNAQ)

Esperança Sevene - Prof. Associada de Farmacologia Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane

Irene Carvalho – Directora da Faculdade de Engenharia na UEM Adelina Chambal – Professora Secundária

Denise Namburete - Directora Executiva da N'weti Comunicação para Saúde/ Antiga Coordenadora do Fórum de Monitoria ao Orçamento

Moderadora: Ednise Nassone – Jornalista e Gestora de Projectos da H2N

03-06-

19:00

Da Zona Centro à Cabo Delgado: O problema da customização do conflito militar em contexto de insegurança e limitação de liberdades

Oradoras:

Rev Felicidade Chirinda – Presidente do Conselho Cristão de Moçambique Professora Teresa Cunha – Académica e Professora no CES Coimbra

Carlota Inhamussua – Coordenadora do Grupo de Mulheres de Partilha de Ideias de