Vinte pessoas morreram e outras sete ficaram feridas, algumas gravemente, na sequência de um acidente de viação ocorrido na tarde desta segunda-feira (24), ao longo da Estrada Nacional Número 6 (EN6), no distrito de Gondola, província de Manica.
O sinistro, do tipo colisão entre veículos, ocorreu por volta das 12h00 e envolveu duas viaturas: um mini-bus de transporte semi-colectivo de passageiros que na ocasião era conduzido por um agente da Polícia da República de Moçambique (PRM) e um camião de carga.
O porta-voz da PRM em Manica, Mouzinho Manesse, confirmou que 19 pessoas morreram no local e outra perdeu a vida no hospital provincial de Chimoio.
“De acordo com o registo preliminar deste acidente de viação, tivemos 19 óbitos, cinco feridos graves, dois ligeiros e danos materiais significativos”, informou o porta-voz.
O acidente foi causado por excesso de velocidade e tráfego fora da mão. Segundo informações, o motorista do mini-bus, que por sinal excedeu a lotação do veículo, na tentativa de evitar atropelar um motociclista que estava à sua frente, acabou desviando para a pista contrária, tendo colidido com o camião de carga.
No local, a governadora de Manica, Francisca Tomás, lamentou o sinistro, destacando o facto de se tratar de um membro da PRM que estava de férias e optado por trabalhar como motorista de transporte colectivo para complementar a sua renda. “Neste caso, as medidas devem ser severas, uma vez que ele é conhecedor da lei e poderia ter evitado esse acidente”, afirmou.