Director: Marcelo Mosse

Maputo -

Actualizado de Segunda a Sexta

10 de Abril, 2025

Alguns membros das FADM e chefias da TVM ainda não receberam o salário de Março

Escrito por

Até hoje, 10 de Abril, um grupo das Forças Armadas de Defesa Moçambique (FADM), bem como os membros da chefia e direcção da Televisão de Moçambique (TVM) ainda não receberam o salário do mês de Março.

Informações partilhadas com o nosso jornal indicam que os administradores, directores e chefes de departamento da TVM ainda não receberam os seus ordenados do mês findo e a empresa ainda não forneceu qualquer indicação sobre a data de pagamento.

Fontes internas afirmaram que a maioria dos funcionários da TVM já recebeu o salário de Março. Contudo, no que toca às chefias, a situação é diferente: o Instituto de Gestão das Participações do Estado (IGEPE) pretende proceder à redução dos salários deste grupo, o que tem sido contestado pelos visados, razão pela qual ainda não receberam os seus vencimentos.

Não obstante a “pressão” do nosso Jornal, a Directora dos Recursos Humanos da TVM, Alice Gwazela, mostrou-se indisponível para pronunciar-se em relação aos salários deste grupo. Deixamos uma mensagem, mas até ao fecho desta edição, não tivemos resposta.

Contactada sobre a questão, a PCA do IGEPE, Ana Coanai, declarou: “Eu não sou Presidente do Conselho de Administração da TVM. O IGEPE não gere os salários desse órgão. Não tenho qualquer resposta sobre esses salários porque o orçamento da TVM não passa pelo IGEPE”.

Durante a nossa investigação, constou-nos que os atrasos salariais também atingem a Rádio Moçambique. No entanto, a directora financeira da RM, Alice Gove, refutou essa informação. “Todos os salários do mês de Março já foram pagos. Se existem essas especulações, não são aqui da Rádio Moçambique”.

Relativamente às FADM, informações disponíveis indicam que um grupo restrito de funcionários afectos a várias unidades e ramos, em Maputo, ainda não recebeu o salário de Março. O departamento financeiro do Ministério da Defesa insiste que os salários estão a ser pagos de forma faseada desde o fim do mês passado. Na terça-feira, por exemplo, um grupo de militares viu os seus vencimentos creditados nas suas contas.

A fonte, que falou sob anonimato, não revelou os motivos por detrás deste modelo de pagamento, embora tenha afirmado que muitos colegas estão já bastante preocupados com a situação.

Mais uma vez, procurámos ouvir o Ministério das Finanças, que repetiu a resposta já dada no dia 3 de Abril. O porta-voz da instituição, Alfredo Mutombene, afirmou: “Já pagamos os salários de todos os funcionários públicos. Se existe ainda algum grupo que não recebeu, agradecíamos que se dirigisse ao Ministério das Finanças para tratarmos do assunto”.

Recorde-se que, no dia 27 de Março, “Carta” contactou o porta-voz do Governo, Inocêncio Impissa, sobre os atrasos no pagamento de salários. Na altura, este garantiu que não se tratava de um atraso propriamente dito, pois, os pagamentos estavam a ser feitos de forma faseada.

Analistas apontam que o Governo liderado por Daniel Chapo esteja a enfrentar dificuldades financeiras, nomeadamente, no que diz respeito ao pagamento atempado dos salários dos funcionários públicos.

Sir Motors