O Banco Comercial e de Investimento (BCI), o Standard Bank Moçambique e o Millennium Bim, foram os três bancos com importância sistémica no ano de 2024. Um relatório publicado há dias pelo Banco de Moçambique revela que o BCI é o principal banco com 230 pontos, seguido pelo Standard Bank com 176 pontos e Millennium Bim com 175 pontos. Relativamente ao ano anterior (2023), o relatório mostra que o Standard Bank e o Millennium Bim permutaram posições como resultado da obtenção de uma maior pontuação pelo Standard Bank em 2024.
O Absa Bank e o Moza Banco mantiveram-se como quase importantes no sistema bancário, ocupando o quarto e quinto lugar com 115 e 75 pontos, respectivamente. Abaixo destes estão o First National Bank (FNB), NedBank, Access Bank e a United Bank for África (UBA), com 44, 41, 26 e 25 pontos respectivamente.
Do relatório constam também bancos com uma pontuação igual ou inferior a 20 pontos. Trata-se do Banco Nacional de Investimento (BNI), First Capital Bank, CPC e Vista Bank com 20, 15, 12 e 10 pontos, respectivamente. No intervalo de 10 a 1 ponto estão os bancos Bayport com sete pontos, Mybuck Banking Corporation e Ecobank com seis pontos cada. Já o Letshego e Banco Mais têm cada quatro pontos; o Banco BIG e o SOCREMO têm três pontos cada, GAPI com dois pontos e CPPM com um ponto.
O informe do Banco de Moçambique mostra também a lista de bancos sem nenhuma pontuação ou classificação zero. No total são nove, com destaque para Microbanco Confiança, AC Microbanco, Caixa Financeira de Caia.
O relatório que temos vindo a citar é disponibilizado ao abrigo do artigo 8 do capítulo II do Aviso n.º10/GBM/2018 de 22 de Outubro. Com base nesse instrumento, o Banco de Moçambique deve publicar até o dia 30 de Abril de cada ano, a lista das instituições de créditos classificadas como sistémicos (D-SIBs) ou quase sistémicos ou (quase D-SIBs).
A metodologia proposta no referido Aviso segue uma abordagem baseada numa pontuação média obtida a partir de três indicadores com pesos distintos, designadamente, Tamanha (com peso de 50%), Interligação (25%) e Substituibilidade (25%). São considerados bancos sistémicos aqueles que tem classificação acima de 130 pontos, quase sistémicos com classificação entre 65 e 130 pontos e aqueles que tiveram classificação abaixo de 65 pontos são considerados bancos sem importância.