A Hollard Seguros anunciou, esta terça-feira (01), a aquisição de 100% do capital da Global Alliance Seguros. O anúncio foi feito pelo CEO da Hollard Moçambique, Henri Mittermayer. “Esta é mais do que apenas uma transacção comercial. É um compromisso com a inovação, o serviço ao cliente e o crescimento a longo prazo no sector segurador de Moçambique”, afirmou Mittermayer.
Desde Abril de 2024, a Global Alliance Seguros faz parte do Grupo Hollard, mas, falando à imprensa, o CEO do Grupo explicou que, nos próximos 18 meses, a empresa irá trabalhar para fundir completamente as operações da Hollard e da Global Alliance sob uma única equipa de gestão, garantindo a continuidade, a excelência e uma experiência melhorada para o cliente.
Com essa aquisição, os serviços e operações da Global Alliance passarão a estar integrados sob a marca Hollard, com o mesmo cuidado e dedicação de sempre. “Esta não é apenas uma fusão de carteiras – é uma aquisição completa. A Global Alliance estará agora totalmente integrada às operações da Hollard, após concluídas as aprovações regulamentares necessárias”, afirmou Mittermayer.
A Hollard comprou a Alliance com quatro objectivos, nomeadamente, expansão do mercado, proporcionar experiência melhorada para o cliente, desenvolver mais produtos e tornar as operações mais eficientes. Sob ponto de vista de mercado, o gestor explica que a aquisição reforça significativamente a presença do Grupo em Moçambique. Segundo o CEO, a cota de mercado passará dos actuais 21% para 35%.
Ao integrar o portfólio da Global Alliance com a experiência existente da Hollard, está agora melhor posicionada para servir empresas de todas as dimensões, desde pequenas, médias empresas, a segurados individuais e a grandes empresas. “Esta medida aumenta a nossa capacidade de oferecer soluções inovadoras em sectores de elevado crescimento, como a energia, as infra-estruturas, a mineração, a agricultura, entre outros”, acrescentou Mittermayer.
A aquisição da Global Alliance apresenta desafios e oportunidades para a Hollard Seguros. Desafiará a empresa à fusão de diferentes sistemas, processos e culturas organizacionais, garantir uma transição suave, sem interromper o atendimento ao cliente e alinhar as plataformas tecnológicas e as operações administrativas de forma eficiente.
Com a operação, a Hollard diz haver oportunidade de expandir a sua base de clientes e a melhoria da oferta de produtos, bem como investir em inovações digitais para melhorar o processamento de sinistros e o serviço ao cliente, para além reforçar a relação com as correctoras, os bancos e fintech para oferecer soluções financeiras mais integradas.
Futuramente, o Grupo Hollard pretende continuar a proporcionar segurança financeira e soluções de seguros inovadores, adaptadas às necessidades em evolução em Moçambique. “Estamos confiantes de que esta aquisição irá impulsionar o crescimento a longo prazo, melhorar a experiência do cliente e solidificar a liderança da Hollard no mercado”, concluiu o CEO da Hollard Seguros.
A Global Alliance é uma seguradora com 25 anos de existência no mercado moçambicano. Foi constituída, em Moçambique, em 1993, como Companhia Geral de Seguros de Moçambique, abreviadamente CGSM, cujas acções eram detidas por pessoas singulares. Em Junho de 2001, a maioria das acções da seguradora foi transferida para um grupo britânico chamado Global Alliance Holdings. Em 2018, passou a integrar a família Absa.
O grupo Hollard é a maior empresa privada e independente da África do Sul inaugurada em 1980. Tornou-se numa seguradora afro-mundial com mais de 10 milhões de tomadores de seguro e operações em quatro continentes, com activos excedendo a 23 biliões de Rands.
Oferece seguros não-vida, vida e produtos de investimento a uma base de clientes que varia de individuais, em quase todos os extractos sociais, a grandes clientes comerciais e corporativos.