Director: Marcelo Mosse

Maputo -

Actualizado de Segunda a Sexta

7 de May, 2025

Edson Macuácua lidera Comissão Técnica para Diálogo Nacional Inclusivo

Escrito por

Já são conhecidos os nomes dos 18 representantes dos nove partidos políticos assinantes do Compromisso Político para um Diálogo Nacional Inclusivo na Comissão Técnica, órgão que tem, entre outras tarefas, a missão de propor às lideranças os grupos de trabalho que serão formados para produzir propostas e recomendações sobre cada uma das prioridades do acordo (revisão constitucional e governação).

De acordo com uma nota de imprensa partilhada esta tarde pelo Gabinete de Imprensa da Presidência da República, a Comissão Técnica para um Diálogo Nacional Inclusivo será liderada por Edson Macuácua, antigo deputado da Frelimo, tendo o ex-deputado Alberto Ferreira como vice-Presidente, porém, em representação do PODEMOS (e não da Renamo). Já os deputados Saimone Macuiana, da Renamo, e Sílvia Cheia, do MDM (Movimento Democrático de Moçambique), serão, respectivamente, relator e vice-relator.

Segundo a Presidência da República, integram ainda a Comissão Técnica Johane Zonjo, da Frelimo; Fátima Abdulmanafe Sufo Jovo, do PODEMOS; Ivone Soares, da Renamo; Casimiro da Cruz Pedro, do MDM; Nunes Nenele e Sandra Manjate, da Revolução Democrática (RD).

A Comissão vai contar também com Vânia Nhantumbo e Quivela Cornélio, do PAHUMO (Partido Humanitário de Moçambique); Alberto Macie e Elias Matsimbe, do PARESO (Partido de Renovação Social); Ernesto Cossa e Kelven Quenesse, do PARENA (Partido de Reconciliação); e Albino Manguene e Berta Muiambo, da Nova Democracia (ND).

Lembre-se que a Comissão Técnica para um Diálogo Nacional Inclusivo será composta por 21 membros, sendo 18 provenientes dos partidos políticos (dois por cada partido) e três de organizações da sociedade civil convidadas pelos signatários do acordo do dia 05 de Março.

O Gabinete de Imprensa da Presidência da República diz ainda no comunicado que o Chefe de Estado aprovou o Regulamento de Organização e Funcionamento da Comissão Técnica, cujo funcionamento vai gastar 91.471.200,00 Meticais dos fundos públicos. (Carta)

Sir Motors

Ler 275 vezes

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *