Director: Marcelo Mosse

Maputo -

Actualizado de Segunda a Sexta

5 de May, 2025

Governo anuncia redução da taxa de portagens a partir do próximo dia 15

Escrito por

O ministro dos Transportes e Logística, João Matlhombe, anunciou hoje (05) a redução do custo de todas as portagens, a partir do próximo dia 15, evocando a situação económica provocada pela “destruição” que acompanhou as manifestações pós-eleitorais.

“Para facilitar, face à situação económica em que nos encontrámos, com toda a destruição que nós acompanhámos, o Governo tomou a decisão de fazer uma revisão em baixa das tarifas de portagens em todo o país”, disse Matlombe, no fim de uma visita à Rede Viária de Moçambique (REVIM)), que gere várias portagens no país.

Aquele governante acusou utentes das portagens que fazem transporte marcadamente comercial, como os camionistas, de “oportunismo”, ao exigirem preços baixos de portagem, enquanto pagam valores mais altos por este tipo de estrutura na África do Sul.

O ministro dos Transportes e Logística não especificou o valor da redução nas portagens.

“Até 31 de Dezembro, vamos continuar a monitorar e a acompanhar o crescimento da economia e do poder de compra”, acrescentou João Matlombe.

A REVIMO anunciou em 17 de Abril que vai retomar a cobrança de taxas nas portagens, suspensa devido aos protestos nos últimos meses, que envolveram também a vandalização e destruição de várias cabines de cobrança.

Essa cobrança, explicou na altura a REVIMO, seria retomada de “forma gradual”, admitindo desde logo descontos de 60% para utilizadores frequentes de viaturas ligeiras e 75% para o transporte semi-colectivo.

Também a sul-africana Trans African Concessions (TRAC), concessionária da Estrada N4, que liga Maputo à fronteira de Ressano Garcia, retomou em 23 de Janeiro a cobrança de portagens, causando igualmente revolta popular.

A retoma causou o bloqueio por manifestantes, em 29 de Janeiro, dos acessos da N4 a Maputo, com protestos que levaram à vandalização de parte das instalações da TRAC, junto às portagens de Maputo, incluindo a destruição de duas viaturas.

Sir Motors

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *