Director: Marcelo Mosse

Maputo -

Actualizado de Segunda a Sexta

3 de Abril, 2025

Ataques terroristas em Cabo Delgado: insurgentes matam três civis em Ancuabe

Escrito por

As comunidades do distrito de Ancuabe, na província de Cabo Delgado, estão a viver momentos de pânico desde segunda-feira (01), devido à circulação de terroristas que já mataram pelo menos três pessoas, todas do sexo masculino.

Fontes indicam que os terroristas escalaram as aldeias de Magaia, Nacuale, Mahegane e Nonia, sem nenhuma resposta das Forças de Defesa e Segurança. Como resultado, muitas famílias estão a deslocar-se para outros pontos, como a sede do posto administrativo de Metoro, na vila-sede de Ancuabe, incluindo a cidade de Pemba.

Fontes indicam que os terroristas escalaram as aldeias de Magaia, Nacuale, Mahegane e Nonia, sem, no entanto, haver resposta das Forças de Defesa e Segurança no terreno. Como resultado, muitas famílias estão a deslocar-se para outras comunidades, como a sede do posto administrativo de Metoro, na vila-sede de Ancuabe, incluindo a cidade de Pemba.

Analistas consideram que os militantes do Estado Islâmico em Moçambique estão cada vez mais a progredir para o sul de Cabo Delgado, depois de nas últimas semanas terem concentrado as suas investidas nos distritos do centro e norte da província, nomeadamente, Macomia, Quissanga, Meluco, Muidumbe e Mocímboa da Praia.

Em ocasiões anteriores, após ataques dessa natureza, os terroristas seguiram mais para o sul da província, passando pelos distritos de Chiúre ou Mecúfi, até chegar a Memba, em Nampula.

Sir Motors