Director: Marcelo Mosse

Maputo -

Actualizado de Segunda a Sexta

28 de December, 2021

Acidentes de viação e agressões físicas provocam enchentes nas urgências do HCM

Escrito por

Passam três dias desde a festa do Natal, mas os seus efeitos continuam presentes. O Serviço de Urgências do Hospital Central de Maputo diz ter recebido, no dia 25 de Dezembro, 198 pacientes, sendo que na sua maioria (65) tinham sido vítimas dos acidentes de viação, enquanto 42 pacientes foram vítimas de agressões físicas.

 

Já de domingo para segunda-feira, recebeu mais 417 cidadãos, dos quais 351 por doenças gerais e 66 por traumas. Registou ainda cinco casos de violência sexual e um de violência doméstica.

 

Na verdade, trata-se de um saldo negativo já habitual na sociedade moçambicana sempre que se aproxima a quadra festiva. Com a festa de transição do ano ainda em falta, a expectativa é se saber quantas pessoas darão entrada nos hospitais, vítimas não só dos acidentes de viação e de agressões físicas, como também do mau manuseamento de objectos pirotécnicos.

 

Com o elevado fluxo de pacientes vítimas de traumas, o Banco de Sangue do Hospital Central de Maputo mostra-se cada vez mais preocupado. Nesta segunda-feira, a Directora dos Serviços de Urgência do HCM, Madalena Manjate, disse aos órgãos de comunicação social que o stock de sangue continua a reduzir, tendo baixado de 700 unidades, anunciadas no domingo, para 648, o que representa uma redução de 52 unidades em apenas 24 horas. (Marta Afonso)

Sir Motors

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *