A festa de transição do ano de 2021 para 2022 poderá ser realizada debaixo de chuvas fortes e trovoadas severas nas províncias de Maputo e Gaza. A previsão é feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) que, pela terceira semana consecutiva, antevê a ocorrência de chuvas fortes e trovoadas severas entre quinta-feira e sexta-feira nas províncias do sul do país.
Lembre-se que, no dia 15 de Dezembro (quarta-feira), o INAM emitiu um aviso laranja, alertando para a previsão de ocorrência de chuvas fortes e trovoadas severas nas três províncias do sul do país no dia 16 de Dezembro (quinta-feira) e que se iam prolongar até ao dia 17 de Dezembro. O fenómeno foi confirmado. Já no passado dia 22 de Dezembro, a autoridade meteorológica voltou a emitir um aviso amarelo a alertar a probabilidade de ocorrência de um fenómeno idêntico nos mesmos dias da semana e nas mesmas províncias. Entretanto, este evento não foi confirmado.
No aviso amarelo emitido na tarde de ontem, o INAM refere que a tempestade irá começar no final do dia de hoje e prolongar-se-á na manhã do dia 31 de Dezembro. A tempestade irá afectar todos os distritos da província de Maputo, a cidade de Maputo e os distritos de Bilene, Limpopo, Chibuto, Chongoene, Massangena, Mabalane, Guijá, Mandlakazi e as cidades de Chókwè e Xai-Xai, na província de Gaza.
Refira-se que, nesta segunda-feira, as províncias de Maputo e Gaza foram afectadas por um mau tempo, que deitou abaixo diversas residências e árvores nos distritos de Bilene, Limpopo, Chongoene, Mandlakazi e na cidade de Xai-Xai. (Carta)