Foi adiada, para o próximo mês de Março, a eleição dos membros do Secretariado do Comité Central da Frelimo, que estava agendada para esta sexta-feira, na Escola Central do partido no poder, no Município da Matola, província de Maputo.
A eleição do novo Secretariado do Comité Central, o órgão mais importante da Frelimo no intervalo entre os Congressos, era um dos pontos de agenda da III Sessão Extraordinária, porém, foi remarcada para Março, mês em que a Frelimo vai realizar a IV Sessão Ordinária do órgão.
Aos jornalistas, o partido não comunicou o adiamento e muito o facto foi citado no discurso de encerramento por Daniel Chapo, porém, “Carta” apurou que o mesmo deve-se à necessidade de aprofundamento de questões internas do partido.
“Carta” apurou ainda que, à semelhança do novo Secretariado do Comité Central, o partido Frelimo deverá eleger, em Março próximo, os membros da Comissão Política, em face da vacatura aberta pela morte de Manuel Tomé e Fernando Faustino.
Refira-se que, na reunião de hoje, os membros do Comité Central da Frelimo elegeram Daniel Chapo como novo Presidente do Partido, assim como Chakil Abubakar como novo Secretário-Geral, o CEO do partido no poder. (A.M.)