As autoridades da saúde anunciaram, esta quinta-feira, a morte de mais uma pessoa, devido à infecção pelo novo coronavírus, aumentando para nove, o número total de óbitos registados no país associados à doença.
Segundo a Directora Nacional de Saúde Pública, Rosa Marlene, o nono óbito provocado pelo novo coronavírus é um cidadão de 54 anos de idade, que deu entrada no Hospital Geral de Quelimane no dia 02 do mês corrente, com um quadro de complicação de doença crónica.
“Porque o seu quadro clínico demandava cuidados especiais, foi de imediato transferido para os cuidados intensivos do Hospital Central de Quelimane. A amostra para o teste do novo coronavírus foi colhida no dia do seu internamento, 02/07/2020, e o resultado saiu no dia 07/07/2020. O óbito ocorreu no dia seguinte ao internamento (03/07/2020), na unidade sanitária onde se encontrava internado”, explicou a fonte.
No briefing desta quinta-feira, as autoridades da saúde reportaram o diagnóstico de mais 21 casos positivos de infecção pela pandemia, tendo subido para 1.092, o número total de casos registados no país. Os casos, sublinhou Rosa Marlene, resultam da vigilância activa nas unidades sanitárias e do rastreio de contactos de casos positivos.
Dos novos casos, oito estão na província de Cabo Delgado, quatro na província de Inhambane, dois na província de Gaza, um caso na província de Maputo, seis na cidade de Maputo.
Referir que o país registou também três casos totalmente recuperados da Covid-19, sendo que dois estão na província de Cabo Delgado e um na província da Zambézia. Todos são moçambicanos e cumpriram o tratamento em isolamento domiciliar. (Marta Afonso)