Director: Marcelo Mosse

Maputo -

Actualizado de Segunda a Sexta

31 de Dezembro, 2021

Covid-19: MISAU alarga testagem e descobre mais infectados no país

Escrito por

Nas últimas semanas, o Ministério da Saúde (MISAU) tem alargado a testagem do novo coronavírus e, como consequência, mais infectados pelo vírus que surgiu na China têm sido descobertos, o que deixa a sociedade moçambicana cada vez mais alarmada.

 

Nas últimas 24 horas, por exemplo, as autoridades da saúde testaram mais 11.500 pessoas suspeitas de infecção pela Covid-19, depois de no dia anterior terem testado 8.790. Na terça-feira foram testadas 7.294 amostras.

 

Lembre-se que Moçambique é dos países com baixos níveis de testagem, facto que contribui para a existência de poucos casos do novo coronavírus. O dado, refira-se, foi admitido há dias pelo Instituto Nacional de Saúde, justificando o cenário com os critérios escolhidos por Moçambique, relativamente aos outros países.

 

Em resultado do aumento do número de testes, esta quinta-feira, o MISAU reportou 4.947 novos casos do novo coronavírus, superando os dois anteriores recordes, que se tinham fixado em 3.624 na quarta-feira e 3.473 na terça-feira.

 

A cidade de Maputo continua sendo o epicentro das contaminações por Covid-19, tendo sido detectados mais 780 novos casos. Assim, o nosso país conta com um total de 184.219 casos positivos da doença.

 

Para além de novas infecções, o número de internamentos continua preocupante. Ontem, o MISAU anunciou a hospitalização de mais 55 pacientes, dos quais, 27 na capital do país. Desta forma, subiu para 184 o número de doentes de Covid-19 internados nas unidades sanitárias em todo o país.

 

Oito pessoas não resistiram aos efeitos da Covid-19 e perderam a vida, segundo a actualização feita ontem pelas autoridades de saúde, elevando para 1.996 o cumulativo de indivíduos que perderam a vida desde a eclosão da pandemia.

 

Entretanto, 2.272 pacientes recuperaram da Covid-19 e outros 20 tiveram altas hospitalares. Neste momento, o país conta com 156.003 pessoas recuperadas e 26.216 casos activos. (Marta Afonso)

Sir Motors