Uma cidadã sul-africana, de 51 anos de idade, foi detida na última segunda-feira, no Aeroporto Internacional de Maputo, na posse de 3 Kg de cocaína. A “mercadoria”, de acordo com a Polícia da República de Moçambique (PRM), vinha do Brasil.
Segundo Leonel Muchina, porta-voz da PRM na Cidade de Maputo, a operação teve sucesso graças à cooperação existente entre a PRM e outras entidades de investigação criminal, afectas ao maior aeroporto do país.
Aos jornalistas, a indiciada assegurou que a detenção se deveu a um erro de cálculo, pois, apenas tinha “subornado” um agente da Polícia para facilitar a passagem da carga.
Refira-se que este não é o primeiro caso de apreensão de drogas nas mãos de cidadãos sul-africanos. Há dias, três sul-africanos e dois agentes da Polícia moçambicana foram detidos, em Maputo, na posse de 43 Kg de heroína. Já em Inhambane, foram apreendidos mais de 120 Kg de cocaína vinda da região norte do país.
Sublinhar que o Aeroporto Internacional de Maputo tem sido apontado como o principal ponto de entrada e saída de drogas e produtos de fauna bravia, contando com a conivência de agentes da Polícia e do Serviço de Investigação Criminal. (O. Omar)