O Tribunal Judicial de Chimoio absolveu hoje Denílson Daniel, por sinal tio de Válter Danone e produtor do vídeo em que três crianças satirizam a acção da polícia de trânsito.
Outras duas se faziam passar por agentes da polícia de trânsito e, para a procuradoria de Chimoio, representava uma exposição de crianças ao perigo.
Entretanto, nos autos não ficou demonstrado o cometimento do crime de que o arguido era acusado e as provas produzidas não foram no sentido para definição da sua responsabilização.
Assim, o juiz Lúcio Ticha decidiu pela absolvição, pela ausência da materialização do crime.
Reagindo à sentença, o advogado do arguido, Edson Rafael, mostrou-se bastante satisfeito. “Este resultado é satisfatório e o arguido vai assim em paz, livre de qualquer acusação. A estratégia da defesa foi mesmo de reunir todos os elementos de prova para junto do tribunal”.
Por sua vez, o Sindicato Nacional dos Jornalistas (SNJ), delegação de Chimoio, através de Victor Machirica, garante também estar satisfeito com a sentença.
“Conseguimos encontrar caminhos para evitar aquilo que seria injustiça, caso o produtor fosse condenado. O SNJ vai desta forma organizar um curso para capacitar os produtores de Danone e a sua turma e vai certificá-los para que daqui em diante se possam tornar verdadeiros profissionais. Além disso, por causa deste assunto, sabendo que os magistrados, sobretudo do Ministério Público, mostraram muita ignorância em relação a assuntos de filmagens, o SNJ vai promover um seminário com a participação de magistrados do MP e de outras instituições para que sejam capacitados para não cometer mais injustiças como estas, sem conhecimento de causa”, explicou. (Marta Afonso)