Director: Marcelo Mosse

Maputo -

Actualizado de Segunda a Sexta

16 de December, 2024

Profissionais da saúde abandonam actividades em Marracuene em exigência ao pagamento do subsídio de “diuturnidade”

Escrito por

Os profissionais de saúde do Centro de Saúde Distrital de Marracuene, na província de Maputo, abandonaram as actividades na última sexta-feira (13) e prometeram não retornar em pleno nesta segunda-feira, enquanto não for pago o subsídio de turno, em dívida desde 2022. Além dos professores, médicos e outras classes profissionais, este é mais um grupo em rota de colisão com o Governo por conta de dívidas referentes a um trabalho prestado há mais de dois anos, sem a devida remuneração.

 

O grupo afirma estar cansado, pois o Governo não paga este subsídio desde 2022 e já se sente saturado com tantas promessas não cumpridas, não obstante estar a trabalhar em condições desumanas, em que falta quase tudo.

 

“Queremos que nos paguem o que é nosso por direito. Temos famílias para sustentar e estamos sempre a viver de promessas. No fim de 2022, o Governo prometeu pagar até Janeiro de 2023, mas até agora, com 2024 prestes a terminar, ainda não vimos o nosso dinheiro nas contas. Estamos cansados e agastados”, afirmam.

 

“Já submetemos vários documentos ao Ministério da Saúde e a outras entidades do Governo, mas nada foi resolvido. Para piorar, nós que trabalhamos neste centro de saúde somos obrigados a trabalhar em condições precárias, sem casa de banho, água e outras condições mínimas de trabalho, mas todos os dias estamos aqui para honrar o nosso compromisso e ainda aguentamos trabalhar em turnos, sendo que não recebemos por isso”, acrescentam.

 

Entretanto, um documento da Direcção Distrital de Saúde, a que “Carta” teve acesso, datado de Dezembro de 2023, revela que o subsídio de turno foi desembolsado pelo Departamento de Finanças a nível provincial, para o pagamento dos profissionais de saúde desta unidade sanitária de Marracuene. Mas o grupo ainda não viu este valor nas suas contas, o que sugere que alguém se esteja a beneficiar desse montante em nome desses profissionais. (M.A.)

Sir Motors

Ler 818 vezes

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *