Catorze indivíduos, todos de nacionalidade moçambicana, foram detidos pela Polícia da República de Moçambique (PRM) em Nampula, na passada quinta-feira (22), acusados de tráfico, venda e consumo de drogas, incluindo cannabis sativa, vulgarmente conhecida por suruma.
As autoridades suspeitam que, além de consumir, o grupo distribuía a droga para outros bairros da cidade, aumentando assim o consumo e motivando a onda de criminalidade, na chamada capital do Norte.
Segundo a porta-voz da PRM, Rosa Nilza Chaúque, os detidos têm idades compreendidas entre 20 e 30 anos, com excepção de uma mulher de 38 anos, também integrante do mesmo grupo.
Ela explicou que os 14 indivíduos foram apanhados em flagrante delito numa residência localizada no bairro Carrupeia, nos arredores da cidade de Nampula, acrescentando que, após o consumo das substâncias, supostamente se dedicavam à prática de actos criminais.
Alguns dos acusados admitiram ser consumidores, enquanto outros negaram qualquer envolvimento com a venda, tráfico ou consumo de drogas. (Carta)