O Mercado Grossista do Zimpeto, na cidade de Maputo, foi reaberto na última quinta-feira, após três dias de encerramento para limpeza e reorganização, bem como para a abertura de vias de acesso. A reabertura estava inicialmente prevista para quarta-feira, mas as actividades atrasaram, uma vez que alguns vendedores não aceitaram retirar as suas mercadorias para permitir a celeridade dos trabalhos.
“Acreditamos que o recinto do mercado já pode acolher novamente os comerciantes e com muito mais conforto, uma vez que, com as actividades, retirámos mais de 150 toneladas de lixo”, disse o vereador das Actividades Económicas, Alexandre Muinga.
Segundo Adelina Mondlane, uma das frequentadoras do Mercado Grossista do Zimpeto, o mercado está mais limpo e, em alguns pontos, já se pode circular à vontade.
“Estive no mercado na sexta-feira e pude constatar que muita coisa melhorou. Agora já conseguimos ver, mesmo à distância, a “banca” onde pretendemos adquirir os nossos produtos, o que antes era impossível. Melhorou também a circulação dos jovens com ‘carrinhos de mão’, porque antes empurravam-nos de todos os lados e até nos feriam na tentativa de passar”, referiu.
Outra entrevistada, Rabelina Massinga, destacou: “agora as coisas estão mais organizadas, embora persistam alguns desafios que acredito poderem ser resolvidos com o tempo. Muitos vendedores temiam perder as suas ‘bancas’, mas acredito que quase todos regressaram ao mercado de forma um pouco mais organizada. Havia mesmo necessidade de se colocar ordem neste mercado”.
Importa destacar que a limpeza e organização do mercado incluiu a reabilitação da secretaria, da esquadra e do posto da Polícia Municipal, infra-estruturas vandalizadas durante as manifestações pós-eleitorais. (Marta Afonso)