Director: Marcelo Mosse

Maputo -

Actualizado de Segunda a Sexta

9 de May, 2025

Porquê Leão? O significado da escolha do nome do novo papa

Escrito por

O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi eleito o 267.º papa da Igreja Católica, assumindo o nome pontifício de Leão XIV. A escolha, anunciada durante o “Habemus Papam” pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti, resgata uma tradição histórica e parece sinalizar uma ligação de Prevost com o legado de Leão XIII, um dos papas mais marcantes da era moderna.

Leão XIII (1878-1903) foi o 256º papa e ficou conhecido pela sua atuação sociopolítica e por liderar a Igreja num período de grandes mudanças. Ficou célebre a encíclica “Rerum Novarum” (1891), que lançou as bases da doutrina social da Igreja, abordando questões como trabalho, capitalismo e justiça social em plena Revolução Industrial.

A escolha de Prevost pode indicar o seu desejo de seguir essa linha, analisam vários especialistas em questões da Igreja citados nos media internacionais, promovendo uma Igreja ligada às questões sociais contemporâneas, como pobreza, migrações e desigualdades – temas que já marcaram a sua trajetória como missionário no Peru e prefeito do Dicastério para os Bispos.

Também o Papa Leão I ficou para a história como “Leão, o Grande”, considerado como um dos grandes papas de todos os tempos. O seu pontificado decorreu entre setembro de 440 e novembro de 461. Destacou-se por afirmar a autoridade do Papa sobre toda a Igreja e entre os episódios célebres do seu papado ficou um encontro com Átila, o Huno, onde o terá persuadido a desistir da invasão de Itália.

Os nomes mais usados na história papal

Na história da Igreja, o nome pontifício mais usado foi João, por 23 vezes. Seguem-se Bento e Gregório, ambos com 16. Leão iguala agora Clemente como nome adotado por 14 papas. Entre os nomes mais escolhidos estão também Inocêncio, com 12, Bonifácio com nove e Urbano com oito.

Em termos de anos de pontificado, é Pio, com 158 anos, o nome mais habitual, seguido por Gregório (136 anos), João, Bento, Inocêncio e, em sexto lugar, Leão, com 100 anos.

A escolha de um nome pode ter diversos significados: homenagear um santo, um parente, um predecessor ou uma igreja onde o papa serviu. No caso de Leão XIV, a referência a Leão XIII parece ser a principal motivação. (Dn.pt)

Sir Motors

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *