O Governo diz que vai construir ainda este ano 12 escolas secundárias, 98 centros de apoio e aprendizagem e 214 salas de aulas do Ensino Primário, segundo padrões de qualidade e resiliência. A informação consta da proposta do Plano Económico e Social e Orçamento do Estado (PESOE) para 2025.
Aprovada na semana passada pelo Conselho de Ministros, a proposta refere que os 98 centros de formação serão construídos no quarto trimestre deste ano. Quanto às escolas secundárias, seis serão erguidas no segundo trimestre, duas no terceiro e quatro no último trimestre.
Os estabelecimentos de ensino serão erguidos em todas as províncias do país, obedecendo a seguinte distribuição: Cabo Delgado (1); Niassa (1); Nampula (1); Zambézia (2); Tete (1); Manica (1); Sofala (1); Inhambane (1); Gaza (1); Maputo Província (1); Maputo Cidade (1).
No que toca às salas de aula das escolas primárias, estas serão construídas maioritariamente na província Zambézia (117); seguida de Nampula (28); Tete (27); Manica (26); Gaza (26); Inhambane (18) e Solafa (11).
De acordo com o Plano Económico e Social e Orçamento do Estado 2025, o Governo vai construir ainda um Centro de Formação Profissional em Sofala e estabelecer um Centro de Emprego em Manica. O governo prevê também equipar 60 postos de saúde comunitários e reequipar 100 centros de saúde em 10 províncias.