Um rapaz de quatro anos de idade morreu na tarde desta quarta-feira (23), após ser atacado por um cão da raça pitbull, por volta das 13h00, no bairro de Tchumene 2, quarteirão 25A, no município da Matola, província de Maputo.
De acordo com relatos colhidos pela “Carta de Moçambique”, o menino estava a brincar com mais duas crianças em frente à sua casa, quando, de repente, apareceu um cão da raça pitbull e atacou-o, agarrando-o pelo pescoço até à morte.
“As pessoas que presenciaram a cena fizeram de tudo para socorrer, mas não conseguiram, pois, o cão estava muito furioso e só largou a criança depois que esta perdeu a vida”, explicou Lauren Mourais, uma das fontes ouvidas pelo jornal.
“Não sabemos de onde veio o cão, mas acreditamos que tenha fugido de uma das residências aqui do bairro. Neste momento, estamos a efectuar diligências para encontrar o dono do animal. Depois de matar a criança, o cão ainda tentou atacar outra criança, noutro local. Tivemos, então, de iniciar uma perseguição com vista a abater o animal, o que acabou por acontecer. O cão foi morto à pedrada”, acrescentou Lauren Mourais.
Outra testemunha, que preferiu manter o anonimato, afirmou que, antes de a população conseguir matar o animal, a Polícia tentou abatê-lo com três tiros, mas o cão resistiu e continuou a fugir.
Importa destacar que este é mais um caso, no mesmo bairro, de mordedura de uma criança por um cão da raça pitbull. Em Setembro de 2023, um cão da mesma raça fugiu de uma residência e atacou uma criança de sete anos de idade. A menor sofreu ferimentos graves na cabeça e no pescoço, mas conseguiu sobreviver.
Na ocasião, o cão também foi abatido pela população e deixado em frente à casa da proprietária, que não prestou apoio à vítima. Até hoje, o caso continua em tribunal, sem grandes avanços, pois, suspeita-se que a proprietária tenha usado influências para arquivar o processo.