Pelo menos 13 escolas primárias e básicas do distrito de Montepuez, no sul da província de Cabo Delgado, encontram-se temporariamente encerradas devido ao clima de insegurança preval__ecente na região.
Segundo apurou a “Carta”, das 13 escolas, oito estão localizadas no posto administrativo de Nairoto, enquanto as restantes situam-se no posto administrativo de Mirate.
Fontes em Montepuez relatam que professores, alunos e encarregados de educação abandonaram as aldeias devido à presença de grupos terroristas.
Entre as escolas encerradas no posto administrativo de Nairoto estão a EP Eduardo Mondlane, a EP Paulo S. Kankomba, a EP Natulo, a EP 8 de Março, a EB Nairoto, a EP Nacololo, a EP Xixano e a EP Ntele.
No posto administrativo de Mirate, não funcionam as escolas EP Chirepue, a EP Mavala, a EP Mpuho, a EP Nicocue e a EP Nqueuiene.
Um residente do distrito de Montepuez confirmou que, até ao último fim de semana, haviam relatos da circulação de grupos terroristas em Nairoto.
“Sabemos que os terroristas ainda se movimentam naquelas matas, então a situação de segurança não está boa, nem mesmo para os professores”, comentou Maurício Abibo, um dos moradores.
Refira-se que, recentemente, foram confirmados ataques terroristas nas aldeias de Nicocue e Ntele, protagonizados por um grupo proveniente do distrito de Meluco.