As Alfândegas apreenderam, na madrugada da última sexta-feira (04 de Abril), na fronteira de Ressano Garcia, província de Maputo, cem caixas contendo munições, que se encontravam num compartimento oculto de um autocarro da marca Zhongtong, pertencente a uma transportadora nacional que fazia o trajecto África do Sul/Maputo.
De acordo com informações publicadas pelo semanário Domingo, a apreensão ocorreu no âmbito da fiscalização levada a cabo no posto de controlo do quilómetro quatro (Km4), na zona de Ressano Garcia.
Dados disponíveis indicam que se trata de munições para armas de fogo do tipo pistola, calibre 7,65 milímetros (mm), da marca Nobleteq. Cada caixa continha 50 unidades, o que perfaz um total de cinco mil munições, todas transportadas sem qualquer documento de autorização para a sua importação.
Os dados referem ainda que o autocarro era conduzido por um cidadão de nacionalidade moçambicana, que se encontra actualmente sob custódia policial.
O veículo, bem como as munições, foram apreendidos e encontram-se na 1.ª Esquadra do Posto Fronteiriço de Ressano Garcia.
Entretanto, ‘’Carta’’ tentou contactar as Alfândegas sobre a apreensão, mas sem sucesso. Em contacto telefónico com o porta-voz da Autoridade Tributária, Fernando Tinga, este mostrou-se surpreendido com a situação e prometeu apurar os factos e prestar esclarecimentos.