Um garimpeiro ilegal foi baleado no braço, no dia 18 deste mês, quando “uma multidão avançou agressivamente contra uma equipa de patrulha das Forças Armadas de Defesa de Moçambique”, numa concessão da Montepuez Ruby Mining (MRM), em Namanhumbir, distrito de Montepuez, província de Cabo Delgado, refere um comunicado da operadora mineira.
A nota diz que as Forças Armadas de Defesa de Moçambique tiveram de intervir, após a equipa de segurança da MRM informar aos militares sobre a presença de mineiros ilegais na referida concessão.
“Mais tarde, as FADM informaram à equipa de segurança da MRM que um mineiro ilegal tinha sofrido um ferimento causado por uma bala no membro inferior, quando a multidão avançou agressivamente contra a equipa de patrulha”, lê-se no comunicado.
O mineiro ilegal ferido foi transferido para a clínica da MRM, para tratamento inicial e depois transferido para o Hospital Distrital de Montepuez, para mais assistência médica. O homem tem 29 anos de idade e é natural da província de Nampula, distrito de Mogolovas e residente na aldeia de Nanuni, no Posto Administrativo de Namanhumbir.
“Este incidente foi levado à atenção das autoridades, tanto a nível provincial como nacional, na esperança de que sejam tomadas medidas mais proactivas contra aqueles que financiam, facilitam e encorajam o comércio ilegal de rubis moçambicanos, prejudicando Moçambique e o seu povo, devido à perda de vidas e privação das tão necessárias receitas fiscais provenientes dos recursos minerais de Moçambique”, assinala o comunicado.