Director: Marcelo Mosse

Maputo -

Actualizado de Segunda a Sexta

21 de Março, 2025

Duzentos mil clientes da EDM em Nampula sem energia devido à vandalização do equipamento

Escrito por

Pouco mais de 200 mil clientes da Electricidade de Moçambique (EDM), dos bairros de Namicopo, Mutauanha e Namutequeliua, na cidade de Nampula, estão sem corrente eléctrica, devido à vandalização do equipamento, que só este ano custou à empresa 13 milhões de meticais. A informação foi dada a conhecer na última terça-feira (19), por Cristiano Neves, director da EDM, área operacional de Nampula, que assegurou estarem em curso trabalhos com vista à reposição da rede.

Ele apelou ao envolvimento da população no combate aos actos de vandalismo, que condicionam o fornecimento da energia eléctrica.

“Estamos a falar de vandalização de quadros eléctricos, torres de transporte, cabos de alimentação e contadores. Este ano, os prejuízos rondam na ordem dos 13 milhões de meticais. Este cenário é complicado porque aconteceu em menos de três meses, numa altura em que a província de Nampula está com 51% de índice de electrificação”, sublinhou.

A fonte disse ainda que a situação tem causado um retrocesso em relação à expansão e fornecimento de energia com qualidade. “Estamos a ter problemas no processo electrificação do país e em particular da província de Nampula tudo por causa da vandalização de infra-estruturas elétricas”.

Sir Motors

Ler 38 vezes