Director: Marcelo Mosse

Maputo -

Actualizado de Segunda a Sexta

12 de Fevereiro, 2025

Tensão pós-eleitoral: PRM em Nampula recupera armas roubadas durante as manifestações

Escrito por

A Polícia da República de Moçambique (PRM) recuperou seis armas de fogo, sendo cinco do tipo AK-47 e uma pistola, roubadas em Dezembro do ano passado, durante a vandalização da terceira e quinta esquadras da corporação nos bairros Namicopo e Namiepe, na cidade de Nampula. Um dos dois indivíduos envolvidos no assalto, que se apresenta como membro do Podemos e apoiante de Venâncio Mondlane, foi apresentado à imprensa esta terça-feira pelo chefe das Relações Públicas no Comando Provincial da PRM, Dércio Samuel.

 

De acordo com a fonte, as armas foram subtraídas no dia 23 de Dezembro, quando indivíduos mascarados e armados com AK-47 e outros objectos contundentes assaltaram a terceira Esquadra, matando um agente em serviço. Após o assalto, os criminosos incendiaram a Esquadra e algumas viaturas da PRM e de particulares.

 

Dércio Samuel explicou que as diligências policiais culminaram com a detenção, no passado dia 7 de Fevereiro, de um dos envolvidos no caso, na posse de uma arma de fogo do tipo AK-47, após ter usado a mesma num assalto a comerciantes nos bairros Carrupeia e Namicopo, arredores da cidade de Nampula, onde se apoderou de 17 mil meticais e vários telemóveis. Por meio deste indivíduo, a PRM conseguiu localizar o seu comparsa, que confessou ter na sua posse cinco armas de fogo.

 

“A PRM continua a trabalhar para neutralizar outros integrantes desta quadrilha que teria vandalizado as nossas subunidades policiais, a fim de responsabilizá-los criminalmente”, afirmou.

 

O indiciado explicou perante jornalistas que teria recebido as armas das mãos de seus colegas e depois foi guardar na casa de um primo no distrito de Muecate, por supostamente entender que não era intenção dos manifestantes usar material bélico para responder aos recorrentes ataques dos agentes da PRM. (Carta)

Sir Motors

Ler 997 vezes