Moçambique registou esta segunda-feira mais dois óbitos (elevando o total de mortes para 171) e mais 19 novos internamentos pelo novo coronavírus, anunciou o Ministério da Saúde (MISAU).
As vítimas mortais são da província de Manica e da cidade de Maputo. Trata-se de dois indivíduos do sexo masculino, ambos de 58 anos de idade e de nacionalidade moçambicana que evoluíram para óbito após o agravamento do seu estado de saúde, durante o período de internamento, um numa unidade hospitalar na província de Manica e outro noutra, na cidade de Maputo. Os óbitos da província de Manica e cidade de Maputo foram declarados nos dias 02 e 03 de Janeiro de 2021, respectivamente.
O país registou, nas últimas 24 horas, 19 novos internamentos, um aumento considerado acelerado, o que preocupa o Sector de Saúde. Desses um aconteceu na província de Nampula, um na Zambézia, três em Tete, três em Manica e 11 na cidade de Maputo.
Foram igualmente registadas nove altas hospitalares: uma na província de Tete, uma em Manica e sete na cidade de Maputo.
Actualmente, 89 pacientes estão internados em seis das 11 províncias do país, sendo que a maioria estão na cidade de Maputo.
Moçambique registou ainda 154 novos casos de infecção, subindo assim o total para 19.463 de casos positivos registados, dos quais 19.147 casos são de transmissão local e 316 casos são importados. A capital voltou a concentrar a maioria dos novos casos (68), seguida pelas províncias do Niassa (31), Maputo (23), Zambézia (15), Gaza (12), Cabo Delgado (04) e Inhambane (01).
De domingo para segunda-feira houve também o registo de 63 casos totalmente recuperados da Covid-19, dos quais 51 casos na província de Nampula, oito na Zambézia e quatro na província de Inhambane. Assim, 16.828 pacientes estão totalmente recuperados da Covid-19 e 2.460 casos activos. (Marta Afonso)