Director: Marcelo Mosse

Maputo -

Actualizado de Segunda a Sexta

Banner
13 de Fevereiro, 2025

Vandalização de infra-estruturas eléctricas: Mais de 500 famílias vivem às escuras em Nampula

Pouco mais de quinhentas famílias estão sem corrente eléctrica da rede nacional desde Dezembro do ano passado, como consequência de roubo e vandalização de Postos de Transformação (PT) nos bairros de Namicopo e Murrapaniua, arredores da cidade de Nampula.

 

O responsável da área operacional de Nampula, Cristiano Neves, disse que a situação teve um impacto negativo no fornecimento normal da energia eléctrica, afectando sobremaneira a vida dos consumidores.

 

Neves sublinhou a necessidade de adoptar um conjunto de medidas combinadas envolvendo a população beneficiária na protecção das infra-estruturas eléctricas, pese embora a responsabilidade recaia em cem por cento para a empresa.

 

“Nos últimos três meses temos vindo a sofrer roubos de equipamento eléctrico, cujas estimativas de prejuízos rondam em três milhões de meticais e, por outro lado, as descargas atmosféricas também acabam reduzindo os esforços por nós realizados. Tivemos o ciclone Dikeledi que afectou significativamente as nossas operações, mas continuamos com o processo de reposição”, sublinhou Neves.

Em relação às zonas que se encontram com total apagão, Neves assegurou a existência de equipamento para a resolução do problema. “O pacote já existe, a breve trecho faremos a devida intervenção”, concluiu. (Carta)

Sir Motors

Ler 4552 vezes