O Banco Mundial aprovou, semana finda, uma doação no valor de 115 milhões de USD em apoio aos esforços de Moçambique para expandir a sua actual campanha de vacinação contra a Covid-19.
Os fundos serão utilizados para adquirir, administrar e distribuir vacinas contra a Covid-19 e fortalecer a preparação e a capacidade do Sistema Nacional de Saúde, bem como para garantir a continuidade dos serviços essenciais de saúde, especialmente para mulheres, crianças e adolescentes.
Um comunicado daquela instituição detalha que o projecto financiará a aquisição de vacinas Covid-19 e suprimentos necessários para a entrega e distribuição de vacinas, incluindo diluentes, seringas e outros suprimentos médicos. Também apoiará a logística de vacinas, incluindo insumos da cadeia de frio, armazenamento e transporte, bem como treinamento de profissionais de saúde comunitários na implementação da campanha de vacinas Covid-19, enquanto se promove a demanda e o acesso a serviços essenciais de saúde.
Além disso, irá apoiar as principais instituições do sistema de imunização de Moçambique.
Cálculos do Banco Mundial avançam que a operação vai permitir a compra de aproximadamente sete milhões de doses de vacinas Covid-19, a maior contribuição individual até agora, o que irá assegurar a cobertura de aproximadamente 20% da população elegível.
A nossa fonte detalha ainda que outras áreas de apoio sob esta operação incluem campanhas de comunicação para gerar confiança, reduzir a hesitação às vacinas e melhorar o acesso às informações confiáveis. O financiamento irá igualmente apoiar sistemas de vigilância para rastrear vacinas até aos seus pontos de distribuição.
O documento que temos vindo a citar sublinha que esta operação está em linha com as prioridades do país, conforme descrito no Plano Nacional de Preparação e Resposta à Covid-19 do Governo, bem como no Plano Nacional de Vacinação contra Covid-19. (Carta)