Director: Marcelo Mosse

Maputo -

Actualizado de Segunda a Sexta

Banner
17 de Fevereiro, 2025

Tensão pós-eleitoral: Autoridades já controlam o posto administrativo de Quinga em Nampula

Finalmente, as autoridades retomaram o controlo efectivo o Posto Administrativo de Quinga, no distrito de Liúpo, na província de Nampula. O controlo efectivo dessa região administrativa ocorreu na última sexta-feira, após o destacamento de agentes da Unidade de Intervenção Rápida (UIR) e de outras forças para desmantelar uma liderança que, desde Dezembro passado, assumiu os destinos da zona.

 

Residentes locais disseram à “Carta” que, durante o período das manifestações, foi eleito um líder, em cumprimento das ordens do ex-candidato à presidência da República, Venâncio Mondlane. Esse líder passou a assumir e a emitir ordens, auxiliado por um grupo de jovens responsáveis pela segurança.

 

“Agora, as autoridades estão de volta, os professores e enfermeiros também, porque já limpamos o hospital. Então, a vida está voltando ao normal”, confirmou Ayuba Saide, um residente local.

 

“Carta” soube que, após tomar conhecimento da chegada de uma unidade das forças de segurança, o proclamado líder abandonou a região com parte de seus seguidores, para um local incerto.

 

“Esse líder fugiu daqui, não se sabe para onde foi. Agora, as inscrições para as crianças estudarem estão a decorrer. No dia da abertura, ele mandou deter os professores que tentaram dar início ao ano lectivo”, acrescentou Juma Alberto, pescador local.

 

Conforme relataram os nossos entrevistados, nos próximos dias devem regressar a Quinga, o chefe do Posto Administrativo, os técnicos de saúde, os professores e a população que, devido à onda de manifestações, havia abandonado as suas residências.

 

Igualmente, a ordem foi restabelecida na sede do posto administrativo de Namirroa, no distrito de Eráti, onde recentemente nove membros dos Naparamas foram abatidos pelas forças de segurança após praticarem actos de vandalismo, incluindo a perseguição a membros do partido Frelimo.

 

Na semana passada, o governador de Nampula, Eduardo Abdala, esteve no distrito de Erati e garantiu que as actividades estavam a ser retomadas, mas apelou à denúncia de quaisquer situações que possam ameaçar a ordem e a segurança pública. (Carta)

 

Sir Motors

Ler 4552 vezes