Director: Marcelo Mosse

Maputo -

Actualizado de Segunda a Sexta

14 de Fevereiro, 2023

Ataque terrorista contra base das FDS resulta em cinco mortos em Montepuez

Escrito por

Um grupo de cerca de 80 homens armados atacou, por volta das 23:00 horas do último domingo até à madrugada desta segunda-feira, o quartel das Forças de Defesa e Segurança, na sede do posto administrativo de Nairoto, distrito de Montepuez, sul de Cabo Delgado. Acredita-se que sejam os terroristas que no dia 4 de Fevereiro atacaram a região de Namoro. 

 

Fonte do Secretariado do posto administrativo de Nairoto confirmou à “Carta” que inicialmente os terroristas atacaram a posição conjunta das FDS, tendo causado cinco (5) baixas e, posteriormente, começaram a roubar armas, fardas, munições e produtos alimentares e ocuparam a área durante cerca de 5 horas. 

 

Durante esse período, a maior parte da população saiu em fuga para a sede do distrito de Montepuez, embora os terroristas não tivessem como alvo os civis. 

 

De acordo com a nossa fonte, além de matar (soldados) e roubar bens, os terroristas queimaram quatro viaturas, sendo uma da polícia de guarda-fronteira e outra que acabava de abastecer alimentos ao quartel, para além de uma máquina niveladora que estava em serviço ao longo da estrada Montepuez-Mueda. 

 

Este é o segundo ataque, no distrito de Montepuez, em cerca de uma semana, mas este último é considerado de grande envergadura, a avaliar pelo nível dos danos causados e pela ousadia de atacar uma força conjunta da Migração, FADM e outras. 

 

Refira-se que a posição atacada pelos terroristas está a cerca de 30 quilómetros de uma mina de exploração de ouro pela empresa Nairoto Resources Limitada, operada pelas empresas Mwiriti e Montepuez Ruby Mining. (Carta)

Sir Motors