Director: Marcelo Mosse

Maputo -

Actualizado de Segunda a Sexta

19 de Março, 2025

Terroristas voltam a atacar no distrito de Meluco

Escrito por

Os terroristas protagonizaram na manhã da última segunda-feira (17) mais um ataque contra a aldeia de Iba, no posto administrativo de Muaguide, distrito de Meluco, que resultou num morto. Meluco fica situado a cerca de 8 quilómetros da EN380, no cruzamento de Quissanga – Vila de Macomia, província de Cabo Delgado.

Este é mais um ataque contra aquela pacata comunidade, que desde 2021 tem sido alvo de incursões terroristas. Fontes no distrito de Meluco descreveram à “Carta” que o ataque ocorreu pela manhã, enquanto as famílias, na sua maioria dependentes da agricultura, se preparavam para ir aos seus campos de produção.

“Aqui irmão, é guerra. Mataram uma pessoa em Iba e capturaram uma mulher nas machambas de Muaguide. Em Iba, entraram às oito horas, é um cenário de guerra em toda a zona”, disse um residente de Meluco, acrescentando que uma mulher foi capturada e mais tarde libertada.

“É verdade. Mataram uma pessoa na aldeia de Iba”, confirmou outro morador, que também garantiu que um homem foi assassinado pelos terroristas.

Os terroristas também queimaram mais de 50 residências tradicionais e roubaram bens, com destaque para alimentos destinados para o consumo da população. No entanto, os nossos interlocutores lamentaram a fraca intervenção das Forças de Defesa e Segurança, tanto de Moçambique como do Ruanda, que quase diariamente circulam com as suas viaturas ao longo da estrada N380.

Sir Motors

Ler 242 vezes