Director: Marcelo Mosse

Maputo -

Actualizado de Segunda a Sexta

13 de Novembro, 2023

Homens armados matam quatro civis no distrito de Macomia

Escrito por

Um grupo de mais de dez homens, na sua maioria armados, atacou na manhã de sexta-feira (10) a aldeia Novo Cabo Delgado, posto administrativo de Chai, distrito de Macomia, deixando pelo menos quatro mortos.

 

Fontes na vila de Macomia contaram à “Carta” que, além das quatro mortes, igual número de pessoas ficaram feridas. Dos feridos, uma vítima é do sexo feminino. As outras três pessoas são membros da Força Focal das aldeias Novo Cabo Delgado, Litandacua e Miangaleua.

 

As mesmas fontes acrescentaram: “os membros da Força Local das três aldeias se tinham juntado em perseguição aos atacantes minutos depois do ataque e cruzaram-se com os homens armados e houve uma troca de tiros”, disse um residente local que se identificou como Paulo Malima Paulo.

 

O mesmo interlocutor alegou que a posição das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) mais próxima de Novo Cabo Delgado não chegou a intervir quando supostamente foi solicitada por um dos comandantes da Força Local, tendo esta força seguido sozinha em perseguição aos atacantes.

 

Durante a perseguição, entraram em confrontação e três homens da força local foram atingidos, dois por projécteis de bazuca e por balas numa das pernas, acrescentou a fonte.

 

Um outro residente de Macomia-sede, que recebeu familiares de Novo Cabo Delgado, disse que os homens armados chegaram de manhã numa altura em que a população estava envolvida na cerimónia de tiros de iniciação.

 

Refira-se que, apesar do local do incidente não ser distante da estrada EN380, que liga o centro e o norte da província de Cabo Delgado, a circulação de viaturas, ainda feita com base em escolta, não foi afectada. (Carta)

Sir Motors