Director: Marcelo Mosse

Maputo -

Actualizado de Segunda a Sexta

21 de Fevereiro, 2025

EN1 bloqueada em Maputo em protesto contra transportadres ilegais

Escrito por

Em mais uma onda de protestos, desta vez contra os operadores ilegais de transporte semi-colectivo, a Avenida de Moçambique, conhecida como Estrada Nacional Nº 1 esteve bloqueada, esta quinta-feira (20), em alguns pontos da cidade de Maputo.

 

Informações colhidas pela “Carta” indicam que os bloqueios, feitos com recurso a autocarros, foram feitos nos bairros do Zimpeto (junto às bombas da Total, ao balcão do BCI e ao Armazém de Medicamentos) e George Dimitrov (junto à rotunda de São Roque e ao antigo terminal do Benfica).

 

O nosso jornal recebeu relatos de que os bloqueios também foram motivados pela contestação aos novos preços dos combustíveis, aprovados pelo Governo nesta quarta-feira (19). “Decidimos paralisar as actividades nesta quinta-feira porque já faz muito tempo que reclamamos contra os transportadores ilegais, mas as nossas associações nada fazem. Elas limitam-se apenas a cobrar-nos taxas”, disse Lopes Júlio Zunguene, um dos transportadores da rota Praça dos Combatentes – Zimpeto.

 

“Na nossa rota do Zimpeto, operam carros de diversas rotas, que nem sequer têm faixas e nem pagam taxas (os ditos piratas). Exigimos uma solução. Gastamos dinheiro a pagar taxas todos os dias e, no fim do dia, não conseguimos ter receita, sobretudo porque o combustível também está caro”, afirmou Jaime Armando Inguane.

 

Logo nas primeiras horas da manhã, várias imagens começaram a circular, mostrando autocarros estacionados no meio da estrada, impedindo a circulação normal de veículos, incluindo ambulâncias.

 

Fontes da “Carta” afirmaram que a intenção de bloquear a Avenida de Moçambique vem desde terça-feira, quando foi necessário chamar a Unidade de Intervenção Rápida (UIR) para restabelecer a ordem. No mesmo dia, alguns proprietários de viaturas foram obrigados a estacionar os seus veículos em pontos estratégicos, seguindo viagem a pé e enfrentando portagens clandestinas.

 

Outro grupo de manifestantes bloqueou a via que dá acesso ao bairro da Mozal, onde incendiou vários pneus e bloqueou a estrada com pedras gigantes. A polícia e os militares foram obrigados a intervir, disparando balas reais e lançando gás lacrimogéneo. (M. Afonso)

Sir Motors