Os utentes da Estrada Nacional Número 14, que liga as cidades de Pemba e Montepuez, na província de Cabo Delgado, alegam falta de segurança na via, apesar da remoção das “portagens ilegais” colocadas pelos terroristas há cerca de duas semanas.
Os utentes apontam que viajam com muito medo, situação agravada pela falta de patrulha das Forças de Defesa e Segurança. “A estrada está mal. Circulam poucos carros aparentemente devido à falta de segurança e os utentes estão com medo”, considerou Alifo Moisés.
“Sempre que chegamos àquela área onde os terroristas mandavam parar os carros ficamos com medo, porque também não temos segurança”, anotou um motorista.
Os utentes apelam às autoridades, em particular às Forças de Defesa e Segurança (FDS), para que se mantenham permanentemente ao longo das zonas despovoadas por entender que as matas criam ambiente propício para esconderijo dos terroristas.
Refira-se que, após a desactivação das “portagens” pelas FDS, o trânsito foi retomado ao longo da N14 e os residentes das aldeias Nanjua-sede e Muaja já vão às suas machambas, embora com receio de serem alvos dos membros do Estado Islâmico.