As províncias de Nampula e Zambézia poderão ser afectadas, novamente, por uma tempestade tropical, depois de terem sido fustigadas pelas Tempestades Tropicais ANA e DUMAKO nos meses de Janeiro e Fevereiro, respectivamente.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), uma nova tempestade, denominada “GOMBE”, está a caminho de três províncias (Zambézia, Nampula e Cabo Delgado), prevendo-se que chegue àquelas províncias na próxima sexta-feira, 11 de Março.
Segundo o INAM, o fenómeno meteorológico, que até esta terça-feira encontrava-se no Madagáscar, entra hoje no Canal de Moçambique, entre os paralelos 12 e 20 graus sul, podendo influenciar o estado de tempo nas referidas três províncias, com ocorrência de chuvas fortes (mais de 100 milímetros em 24 horas), acompanhadas de trovoadas severas e ventos com rajadas fortes entre 120 a 150 quilômetros por hora.
Lembre-se que esta é a oitava tempestade a se formar no Oceano Índico, das 12 previstas, sendo que Moçambique já foi assolado por duas. Madagáscar, um dos países mais afectados pelos fenómenos meteorológicos do Oceano Índico, já enfrentou sete tempestades tropicais este ano, nomeadamente, ANA, BATSIRAI, DUMAKO, VERNON, CLIFF, FAZILE e EMNAT. (Marta Afonso)