Director: Marcelo Mosse

Maputo -

Actualizado de Segunda a Sexta

18 de Janeiro, 2023

Agentes da polícia maltratam jornalista da rádio comunitária na Zambézia

Escrito por

Quatro agentes da Polícia de Fronteira, fortemente armados, maltrataram, na noite do último domingo, na avenida Eduardo Mondlane, na vila sede do distrito de Milange, na província da Zambézia, o locutor-jornalista da rádio comunitária Thumbine, Rosário Adelino Cardoso, pouco depois de sair da emissão radiofónica por volta das 22:00 horas.

 

Além de desferir golpes, que o obrigaram a ir ao Centro de Saúde, onde recebeu tratamentos, os quatro agentes da polícia recusaram-se a registar a queixa, expulsando o jornalista da sala de triagem da PRM.

 

De acordo com o comunicado da Rádio Comunitária Thumbine, os quatro agentes da polícia de fronteira disseram que, mesmo queixando no seu regimento, nada iria acontecer contra eles, pese embora ser jornalista.

 

Refere a nota da rádio comunitária Thumbine que o seu colega, que se recusou a subornar os agentes da Polícia, antes de ser agredido, teria apresentado todos os documentos exigidos, nomeadamente o Bilhete de Identidade e o uniforme de trabalho.

 

MISA repudia e exige responsabilização dos agentes

 

Num comunicado tornado público esta terça-feira (17), o MISA Moçambique repudia a atitude dos polícias por agressão ao locutor-jornalista da rádio comunitária Thumbine, Rosário Adelino Cardoso.

 

O MISA exige das autoridades uma investigação criteriosa sobre o sucedido e tomada de medidas com vista à responsabilização dos agentes. O organismo de protecção dos jornalistas em Moçambique lembra que não há nenhuma lei que limita a circulação de jornalistas e de outros cidadãos. (Carta)

Sir Motors