O Millennium bim encerrou a sua participação na 11.ª Conferência e Exposição de Mineração de Moçambique (MMEC 2025), reafirmando uma convicção clara: o sector financeiro é uma peça chave para transformar o potencial mineiro de Moçambique em prosperidade partilhada e sustentável.
Nos dois dias de debates que decorreram no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, em Maputo, de 7 a 8 de maio, o Banco destacou-se como facilitador de soluções inclusivas, com foco no fortalecimento do conteúdo local, na responsabilidade social corporativa e em parcerias estratégicas entre a Banca e a indústria extractiva.
Durante a conferência, representantes do Millennium bim defenderam que o sector financeiro pode e deve impulsionar a industrialização do país, assegurando uma participação moçambicana decisiva em projectos de grande escala, nomeadamente no sector da mineração.
Nesse contexto, Aly Faruque, Director da Banca Corporativa e de Investimento, destacou o papel do Banco como agente activo no desenvolvimento do conteúdo local: “O Millennium bim é, efectivamente, o Banco do conteúdo local. Estamos totalmente disponíveis para apoiar as empresas moçambicanas ao longo de toda a cadeia de valor, com soluções financeiras alinhadas às suas necessidades reais. Só com união entre bancos, empresas e instituições, poderemos transformar o potencial do país em prosperidade partilhada”, afirmou.
João Milheiro, Director da Banca Corporativa, reforçou a necessidade estreitar relações entre a Banca e a indústria mineira: “O sector financeiro e a indústria mineira devem andar de mãos dadas. O Millennium bim está pronto para apoiar as empresas e os seus fornecedores com soluções simples, rápidas e ajustadas à realidade local e, assim, contribuir para o crescimento sustentável da nossa economia”.
Na vertente social, Christine Ramela, Directora de Responsabilidade Social Corporativa, reforçou a abordagem do Banco orientada para as comunidades: “Para o Millennium bim, a responsabilidade social é um pilar estratégico de desenvolvimento. Não se trata de dar, mas de construir soluções duradouras com e para as comunidades. Ouvimos, colaboramos e actuamos para promover inclusão, educação e sustentabilidade social.”.
A participação no MMEC 2025 consolidou o posicionamento do Millennium bim como parceiro estratégico do sector mineiro e agente catalisador de desenvolvimento sustentável e industrialização nacional