O Moza Banco participou da sexta edição da semana das Fintech, que teve lugar, recentemente, em Maputo, onde defendeu o uso da inteligência Artificial (I.A.) para flexibilizar a detenção de fraudes diversas que ocorrem no sistema financeiro.
O posicionamento do Banco foi defendido pelo Técnico do Gabinete de Inovação e Transformação do Moza, Mauro Litsure, que, na qualidade de orador do evento, abordou temáticas relacionadas com Pagamentos Digitais e Conexões Intersectoriais: Open Banking, Interoperabilidade, Pagamentos Rápidos e Plataformas Omnichannel.
De acordo com Litsure, “a I.A. consegue analisar milhares de transacções por segundo e identificar comportamentos suspeitos, como tentativas de acesso incomuns ou padrões de compra fora do normal. Com base nessa avaliação, é possível bloquear fraudes quase que instantaneamente, protegendo tanto o cliente quanto a instituição financeira”.
Ao mesmo tempo, Mauro Litsure acredita que, através da inteligência artificial, as instituições financeiras poderão estar cada vez mais preparadas para personalizar e individualizar os seus produtos e serviços, tendo em conta a realidade de cada cliente.
Ainda na ocasião, o técnico do Moza apresentou a sua visão sobre o estágio da evolução digital dos serviços financeiros, em Moçambique, tendo afunilado a sua abordagem ao tema do Open Banking.
“O OpenBanking é um conceito novo no nosso mercado. Em termos de aplicação, ainda estamos numa fase embrionária, mas pode trazer alguma democratização no que diz respeito ao acesso a serviços financeiros. Moçambique ainda mantém um forte uso do modelo de pagamento tradicional em dinheiro vivo (cash). No entanto, os serviços digitais precisam de demonstrar as suas vantagens sem criar barreiras para os utilizadores”, advogou Litsure.
Ainda sobre o tema, o Presidente da Comissão Executiva do Moza, Manuel Soares, considera que “os debates sobre a inovação e transformação digital são importantes na esfera financeira nacional, principalmente neste período histórico em que o advento de novas tecnologias, com destaque para a I.A. está a mudar consideravelmente o modus operandi dos fazedores de Banca”.
O tema da Inteligência Artificial tem estado a ser amplamente debatido no Moza Banco, sobretudo, numa altura em que o Banco segue firme na introdução de novos mecanismos de operabilidade, visando melhorar cada vez mais a experiência do cliente. O Moza acredita que só desta forma é que o cliente e o Banco podem Ganhar Juntos.