A African Trade & Investment Development Insurance (ATIDI) apoiou a mais recente transacção de financiamento da República do Benin, fornecendo uma garantia de segunda perda para o empréstimo de 507,5 milhões de euros do Deutsche Bank ao país. Esta transacção histórica reforça o empenho da ATIDI em desbloquear o acesso a soluções financeiras inovadoras que reforcem a estabilidade económica e o desenvolvimento sustentável em África.
O empréstimo, a prazo amortizado, sem garantia e de grau sénior, concedido exclusivamente pelo Deutsche Bank, beneficia de uma garantia de primeira perda até 200 milhões de euros da Associação Internacional de Desenvolvimento (AID), que faz parte do Grupo Banco Mundial. A garantia de segunda perda da ATIDI complementa esta estrutura, cobrindo o capital e os juros remanescentes, reforçando assim a confiança dos investidores e reduzindo os custos de financiamento para o Benin.
Segundo o Director Executivo da ATIDI, Manuel Moses, este financiamento emblemático demonstra o poder das parcerias estratégicas no desbloqueio de investimentos sustentáveis para as economias africanas. Para o gestor, a colaboração com o Deutsche Bank no apoio à República do Benin realça o papel essencial da ATIDI na facilitação de soluções financeiras inovadoras que reforçam a resiliência orçamental.
“Ao fornecer uma garantia de segunda perda, ajudamos a assegurar que o Benin obtém financiamento a longo prazo e com uma boa relação custo-eficácia, reforçando a sua estabilidade económica e canalizando recursos para os seus objectivos de desenvolvimento sustentável”, afirmou Moses.
O envolvimento da ATIDI sublinha o seu papel único no fornecimento de soluções de mitigação de riscos que permitem aos soberanos africanos aceder a financiamento a longo prazo, com uma boa relação custo-eficácia e em condições favoráveis. Esta transacção é a primeira garantia apoiada pela ATIDI no âmbito da nova plataforma de garantias do Banco Mundial, lançada em Julho de 2024.
A transacção permitirá ao Benin reperfilar a sua dívida, garantindo a sustentabilidade financeira de longo prazo. As poupanças da transacção serão também canalizadas para projectos prioritários no âmbito dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) daquele país, bem como a mitigação robusta do risco, aumentando a confiança dos investidores e assegurando a execução bem-sucedida do mecanismo.
Comentando a linha de crédito, a Directora-Geral do Deutsche Bank, Maryam Khosrowshahi, afirmou que a transacção consolida a posição do Banco como um dos principais organizadores de transacções complexas no continente africano, nomeadamente, depois de ter sido nomeado Melhor Banco de Investimento Estrangeiro no Benin pelo segundo ano consecutivo pelos EMEA Finance African Banking Awards 2024.
“Orgulhamo-nos de ter actuado como único organizador principal mandatado e único mutuante da República do Benin nesta nova transacção com a AID e a ATIDI. Tirámos partido do nosso histórico de sucesso em matéria de financiamento com a República do Benin, bem como da nossa excelente relação com o consultor da República, Rothschild & Co, e da nossa vasta experiência em transacções com o Grupo do Banco Mundial e a ATIDI, para conceder este financiamento fundamental de forma eficaz e atempada”, afirmou Khosrowshahi.
A Directora-Geral do Deutsche Bank acrescentou que o timing era, de facto, essencial, uma vez que a Facilidade foi assinada a 8 de Janeiro de 2025, em simultâneo com o anúncio de uma oferta pública de aquisição de até 250 milhões de euros de obrigações do Benin no valor de 2032 euros e de uma nova emissão de obrigações no valor de 500 milhões de USD para complementar as necessidades orçamentais do país para 2025.
A linha de crédito foi concluída em paralelo com o regresso do Benin aos mercados internacionais de capitais através de uma emissão obrigacionista de 500 milhões de USD. Uma parte do produto do empréstimo foi afectada a um exercício de reformulação do perfil da dívida, que incluiu a recompra da obrigação de 2032 euros do Benin.
A ATIDI foi fundada em 2001 pelos Estados africanos para cobrir os riscos comerciais e de investimento das empresas que desenvolvem a sua actividade em África. A ATIDI oferece predominantemente seguros de risco político, de crédito e de caução. Desde a sua criação, a ATIDI apoiou investimentos no valor de 85 mil milhões de dólares e o comércio transfronteiriço em África. (Carta)