Director: Marcelo Mosse

Maputo -

Actualizado de Segunda a Sexta

Banner
23 de Janeiro, 2025

Empreendedorismo 2025 em África: Moçambique elegível para os programas da Fundação Tony Elumelu

Moçambique é um dos países elegíveis para os programas da Fundação Tony Elumelu (TEF na sigla em inglês), principal defensora do empreendedorismo em África. As candidaturas já estão abertas para os programas de Empreendedorismo 2025, devendo os aspirantes a empreendedores de toda a África ser convidados a candidatar-se para ter a oportunidade de receber formação de classe mundial, orientação especializada e financiamento de capital inicial não reembolsável para expandir os seus negócios.

 

De acordo com uma nota recebida na nossa Redacção, o Programa de Empreendedorismo da TEF está aberto a todos os empreendedores em toda a África com ideias inovadoras de negócios ou negócios existentes há menos de cinco anos. Este ano, há uma ênfase especial nas empresas que aproveitam a Inteligência Artificial (IA) e iniciativas verdes e os candidatos deverão ter pelo menos 18 anos.

 

Consta igualmente para este ano a inscrição para o Programa de Empreendedorismo IYBA-WE4A lançado pela Fundação Tony Elumelu em parceria com a União Europeia (UE) e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ).

 

O IYBA-WE4A significa investir em Jovens e Mulheres Empreendedoras em África com ideias de negócios verdes ou negócios verdes existentes no Senegal, Tanzânia, Uganda, Camarões, Quénia, Moçambique, Malawi e Togo. Os candidatos devem ter pelo menos 18 anos e empresas com o máximo de cinco anos de funcionamento.

 

Finalmente está disponível o Programa de Empreendedorismo de Ideação Aguka, uma parceria entre a Fundação Tony Elumelu, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Ruanda e o Ministério da Juventude e das Artes também do Ruanda para apoiar jovens empreendedores ruandeses entre 18 e 30 anos com ideias de negócios com um capital inicial de US$ 3.000, com o objectivo de fomentar e desenvolver conceitos inovadores em empresas viáveis.

 

O período de inscrição decorre de 1 de Janeiro a 1 de Março de 2025 e os candidatos deverão preencher e enviar as suas inscrições antes do fim do prazo.

 

A Fundação Tony Elumelu é a principal instituição filantrópica que capacita uma nova geração de empreendedores Africanos, impulsionando a erradicação da pobreza, catalisando a criação de emprego em todos os 54 países africanos e aumentando o empoderamento económico das mulheres.

 

Fundada em 2010, a Fundação Tony Elumelu está empenhada em capacitar os empreendedores africanos como catalisadores da transformação económica do continente. Desde o lançamento do Programa de Empreendedorismo TEF em 2015, a Fundação proporcionou a 2,5 milhões de jovens Africanos acesso à formação no seu centro digital, TEFConnect, e desembolsou mais de 100 milhões de dólares em financiamento directo a mais de 21 000 mulheres e homens africanos, que criaram colectivamente mais de 800.000 empregos directos e indirectos e geraram mais de 4,2 mil milhões de dólares em receitas.

 

A missão da Fundação está enraizada no Africapitalismo, que posiciona o sector privado, e mais importante ainda, os empreendedores, como catalisador para o desenvolvimento social e económico do continente Africano.

 

Para mais informações:

  • • FAQs: Clique aqui para obter respostas detalhadas às perguntas mais frequentes disponíveis no website do TEF.
  • • Contacto: Para obter mais assistência, envie um e-mail

[email protected].

Sir Motors

Ler 4552 vezes