O novíssimo Baía Mall (centro comercial situado na marginal da capital e inaugurado em Junho do ano passado) tem sido alvo de uma série de roubos de viaturas. “Carta” constatou este facto recentemente, quando uma equipa de repórteres se deslocou àquele local para tratar de assuntos de seu interesse.
O que aconteceu na ocasião é que, enquanto os nossos colegas estacionavam o veículo em que se faziam transportar, um elemento da segurança, em serviço àquela hora, advertiu-os para tomarem cuidado, fecharem bem as janelas e certificarem-se de que as portas estavam trancadas.
O vigilante que abordou os nossos colegas foi peremptório: “Senhores, cuidado, aqui roubam-se carros!”.
Surpresos, contactámos alguém ligado ao Baía Mall que, através do seu assessor Afonso Vaz Pinto, exigiu à “Carta” provas sobre a existência do furto de viaturas. “Gostaríamos de saber a que ocorrências se estão a referir, quais as datas e situações para que o Baía Mall possa responder com conhecimento de causa”, disse aquele responsável em conversa mantida com o nosso repórter.
É de salientar, no entanto, que o porta-voz do Comando da Polícia da Cidade, Orlando Mudumane, confirmou a ocorrência de pelo menos três casos de roubo de viaturas naquele “shopping”, durante os últimos seis meses, ou seja, desde a inauguração do mesmo.
De acordo com Mudumane, “os roubos aconteceram com recurso a chaves falsas e todos os três casos foram encaminhados ao Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) para investigação”.
Os furtos de carros no Baía Mall têm acontecido no respectivo parque de estacionamento, que, ao que se sabe, está equipado de câmaras e pessoal de segurança.(Evaristo Chilingue)