Director: Marcelo Mosse

Maputo -

Actualizado de Segunda a Sexta

6 de Maio, 2022

Venda da Vale rende ao Estado 20 milhões de USD em mais-valias

Escrito por

O negócio milionário entre as mineradoras Vale Moçambique e a indiana Vulkan vai render ao Estado moçambicano no mínimo 20 milhões de USD (cerca de 1.3 bilião de Meticais) em mais-valias. O dado foi tornado público esta quinta-feira (05) em Maputo, pelo Ministro dos Recursos Minerais e Energias, Carlos Zacarias, após a audiência concedida pelo Presidente da República à Direcção da Vulkan.

 

A Vale, de capitais brasileiros, vendeu à Vulkan, de origem indiana, a sua mina de carvão de Moatize e seus activos no Corredor Logístico de Nacala, em finais de Dezembro passado, por 270 milhões de USD. Desse negócio, a Autoridade Tributária de Moçambique calculou que o Estado deve embolsar 20 milhões de USD em mais-valias

.

“As mais-valias foram fixadas em 20 milhões de USD. No entanto, decorrem conversações entre a Autoridade Tributária, o vendedor e o comprador para a determinação do valor real, mas até ao momento foram confirmados 20 milhões de USD”, afirmou Zacarias.

 

Na audiência, a Direcção da Vulkan apresentou-se ao Chefe do Estado como novo operador da mina de Moatize e do Corredor Logístico de Nacala. De acordo com o Ministro do pelouro, a Vulkan reafirmou, na ocasião, o seu compromisso em continuar com as operações e em novos investimentos para o melhoramento de todas as operações.

 

Refira-se que as operações da Vale na mina de Moatize, província de Tete, centro do país, de onde escoava o carvão, duraram 15 anos. A pretensão da empresa de vender activos foi manifestada no início de 2021, com o objectivo de se focar na mineração de baixo carbono.

 

A empresa privada Vulkan é parte do Grupo Jindal, avaliado em cerca de 20 biliões de USD, a preços de mercado, que também opera em Moçambique há vários anos, concretamente na mina de Chirodzi, no distrito de Marara, igualmente na província de Tete. (E. Chilingue)

Sir Motors

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *